História da CDL Divinópolis


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis é a entidade representativa da classe lojista. Fundada em 22 de outubro de 1967, mantém-se fiel no objetivo de realizar ações de qualidade para fins de auxílio aos empresários do comércio e prestação de serviços de Divinópolis.


MISSÃO, VISÃO & VALORES

 


SOBRE

 

A primeira CDL foi fundada em 1955, na cidade do Rio de Janeiro. Num primeiro momento, surgiu com o nome de Clube de Diretores Lojistas, com o objetivo de representar os lojistas em âmbito municipal, sendo formada por empresas associadas que se reúnem regularmente para, em conjunto, deliberar sobre providências, ações, estudos, estratégias, trocas de idéias e informações, bem como todo o necessário para o desenvolvimento da atividade lojista.

Em 22 de Outubro de 1967 foi criado o Clube de Diretores Lojistas de Divinópolis pelo Senhor Jovino Amâncio de Moura, na época presidente da ACID. Anos depois o CDL sentiu a necessidade de trilhar os seus próprios caminhos e o CDL foi transferido para a Avenida 1º de Junho, 318, sala 510, do Edifício Paulinho Guimarães. 

Nessa época o banco de dados do SPC em Divinópolis era terceirizado e após negociações foi comprado pelo CDL Divinópolis. Contava com 24 mil fichas de clientes inadimplentes e uma precária estrutura administrativa dava suporte ao banco de dados manual.

As dificuldades encontradas pela diretoria foram enormes, pois, a entidade possuía apenas 117 associados, não tinha muita credibilidade e havia necessidade de uma maior adesão por parte dos lojistas, para que esses corajosos empresários pudessem cumprir o compromisso assumido.

Foram momentos difíceis quando a uma nova diretoria foi a campo para captar associados, e em pouco tempo esse número passou para 300. Paralelo a essa busca por novos associados, renovada toda a estrutura, legitimando a entidade como sem fins lucrativos – como não poderia deixar de ser, procurando atender as necessidades dos lojistas da cidade, fomentando o comércio de acordo com a ética profissional e os bons costumes, unindo toda classe lojista com objetivo comum de promover as vendas sadias. 

No ano de 1989, iniciou-se uma nova gestão, nova diretoria, que continuou estruturando o CDL, buscou uma maior credibilidade entre os lojistas com o consequente aumento do quadro de associados.

Nessa gestão começaram os primeiros estudos para a informatização do SPC, adquirindo os primeiros equipamentos e a primeira reforma estatutária da nova fase do CDL.


CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE DIVINÓPOLIS

 

A Troca do nome da Entidade, de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas, ocorreu em meados de 1993, pois, o Movimento Lojista necessitava de um nome que expressasse a legitimidade da representação do varejo e a partir daí algumas mudanças foram sugeridas no Estatuto da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.

Em seguida, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis, assumiu uma nova diretoria que promoveu uma mudança na estrutura administrativa da CDL, transferindo sua sede para o edifício Costa Rangel. Nessa gestão também tivemos a efetiva informatização do SPC.

Em 25 de julho de 1995 adquiriu o terreno, na Avenida Getúlio Vargas, com recursos próprios e um ano depois se consolidou como um marco deste tempo: a pedra fundamental da sede CDL Divinópolis.

As diretorias seguintes continuavam enfrentando os desafios: a economia sofria profundas mudanças com uma suposta estabilidade, a globalização era o tema e a necessidade de novos equipamentos era latente.

O movimento nacional entra na sua primeira etapa para a criação do banco de dados nacional – era a interligação, que unificou todos os SPC´s de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Mas as diretorias seguintes não desistiram, continuaram conciliando a aplicação dos nossos poucos recursos na construção e nos investimentos vitais para a entidade. 

Atualmente, a CDL Divinópolis é cotista no sistema do SPCBRASIL, sem falar nos inúmeros investimentos tecnológicos no SPC que nos permitem, atualmente, contarmos com um banco de dados a nível nacional.

Por fim, a CDL Divinópolis deixou em 2003 uma área de 360 metros no edifício Costa Rangel, para, enfim, ocupar parte de sua sede própria na Avenida Getúlio Vargas, 985, centro.


LINHA DO TEMPO

 

Fundação da CDL Divinópolis

22 de Outubro de 1967

 

Por

Jovino Amâncio de Moura

Antônio Jsé da Silva

Ely Leitchman

Walter Guarmiemi de Paula

Antônio Rodrigues de Moura

Joaquim Ribeiro da Silva

 

1º Presidente - Antônio José da Silva

Oscar José de Andrade - Gestão 1985

João Francisco dos Santos - Gestão 1986

Júlio Célio Silva - Gestão 1987/1988

Armando Henriques Guimarães - Gestão 1989/1990

Antônio de Pádua Rodrigues - Gestão 1991/1992

Vitor Gomes Gontijo - Gestão 1993/1994

Armando Henriques Guimarães - Gestão 1995

Raul Henriques Guimarães - Gestão 1996

Luiz Antônio Gonçalves - Gestão 1996/1997

Armando Henriques Guimarães - Gestão 1997/1998

Petrônio Mendes de Aquino - Gestão 1998/2000

José Luiz Seabra Santiago - Gestão 2000/2002

Vitor Gomes Gontijo - Gestão 2002/2006

Petrônio Mendes de Aquino - Gestão 2007/2010

Rafael Pinto Nogueira - Gestão 2011/2013

Rogério Mendes de Aquino Neto - Gestão 2014/2016

Alexandra Elisa Galvão Barros - Gestão 2017/2019 (Atual)

 

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
de 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis