Compromisso com você

Há mais de 50 anos, a CDL Divinópolis faz parte da história dos setores de comércio e serviços de Divinópolis, como uma entidade de classe que vai além de representá-los e defendê-los, mas que está alinhada com os novos tempos na promoção do empreendedorismo, valorização do mercado e contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Hoje, a CDL Divinópolis, como porta-voz desses setores, consolida uma relação de compromissos e responsabilidades e assegura produtos e soluções que respondem aos desafios administrativos, estratégicos e tecnológicos do mercado e de seus associados.

Além de atuar junto aos órgãos públicos, com o objetivo de fomentar o comércio, prestação de serviços e indústrias da cidade, também é parte integrante do Movimento Lojista, através do Sistema CNDL, a maior entidade representativa do varejo no Brasil.

Nossa Missão

Representar e apoiar, com excelência, o comércio e prestação de serviços de Divinópolis através da defesa do ambiente de negócios e ações em prol dos associados.

Nossa Visão

Sermos reconhecidos por nossa representatividade e desenvolvimento dos setores do comércio e prestação de serviços.

Nossos Valores

• Foco no associado     • Confiança     • Transparência    • Credibilidade     • Colaboração     • Comprometimento     • Inovação

HISTÓRICO

A primeira CDL foi fundada em 1955, na cidade do Rio de Janeiro. Num primeiro momento, surgiu com o nome de Clube de Diretores Lojistas, com o objetivo de representar os lojistas em âmbito municipal, sendo formada por empresas associadas que se reúnem regularmente para, em conjunto, deliberar sobre providências, ações, estudos, estratégias, trocas de idéias e informações, bem como todo o necessário para o desenvolvimento da atividade lojista.

Em 22 de Outubro de 1967 foi criado o Clube de Diretores Lojistas de Divinópolis pelo Senhor Jovino Amâncio de Moura, na época presidente da ACID. Anos depois o CDL sentiu a necessidade de trilhar os seus próprios caminhos e o CDL foi transferido para a Avenida 1º de Junho, 318, sala 510, do Edifício Paulinho Guimarães.

Nessa época o banco de dados do SPC em Divinópolis era terceirizado e após negociações foi comprado pelo CDL Divinópolis. Contava com 24 mil fichas de clientes inadimplentes e uma precária estrutura administrativa dava suporte ao banco de dados manual.

As dificuldades encontradas pela diretoria foram enormes, pois, a entidade possuía apenas 117 associados, não tinha muita credibilidade e havia necessidade de uma maior adesão por parte dos lojistas, para que esses corajosos empresários pudessem cumprir o compromisso assumido.

Foram momentos difíceis quando a uma nova diretoria foi a campo para captar associados, e em pouco tempo esse número passou para 300. Paralelo a essa busca por novos associados, renovada toda a estrutura, legitimando a entidade como sem fins lucrativos – como não poderia deixar de ser, procurando atender as necessidades dos lojistas da cidade, fomentando o comércio de acordo com a ética profissional e os bons costumes, unindo toda classe lojista com objetivo comum de promover as vendas sadias.

No ano de 1989, iniciou-se uma nova gestão, nova diretoria, que continuou estruturando o CDL, buscou uma maior credibilidade entre os lojistas com o consequente aumento do quadro de associados.

Nessa gestão começaram os primeiros estudos para a informatização do SPC, adquirindo os primeiros equipamentos e a primeira reforma estatutária da nova fase do CDL.

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE DIVINÓPOLIS

A Troca do nome da Entidade, de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas, ocorreu em meados de 1993, pois, o Movimento Lojista necessitava de um nome que expressasse a legitimidade da representação do varejo e a partir daí algumas mudanças foram sugeridas no Estatuto da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.

Em seguida, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis, assumiu uma nova diretoria que promoveu uma mudança na estrutura administrativa da CDL, transferindo sua sede para o edifício Costa Rangel. Nessa gestão também tivemos a efetiva informatização do SPC.

Em 25 de julho de 1995 adquiriu o terreno, na Avenida Getúlio Vargas, com recursos próprios e um ano depois se consolidou como um marco deste tempo: a pedra fundamental da sede CDL Divinópolis.

As diretorias seguintes continuavam enfrentando os desafios: a economia sofria profundas mudanças com uma suposta estabilidade, a globalização era o tema e a necessidade de novos equipamentos era latente.

O movimento nacional entra na sua primeira etapa para a criação do banco de dados nacional – era a interligação, que unificou todos os SPC´s de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Mas as diretorias seguintes não desistiram, continuaram conciliando a aplicação dos nossos poucos recursos na construção e nos investimentos vitais para a entidade.

Atualmente, a CDL Divinópolis é cotista no sistema do SPCBRASIL, sem falar nos inúmeros investimentos tecnológicos no SPC que nos permitem, atualmente, contarmos com um banco de dados a nível nacional.

Por fim, a CDL Divinópolis deixou em 2003 uma área de 360 metros no edifício Costa Rangel, para, enfim, ocupar parte de sua sede própria na Avenida Getúlio Vargas, 985, centro.

LINHA DO TEMPO

Rogério Mendes de Aquino Neto - Gestão 2014/2016

Alexandra Elisa Galvão Barros - Gestão 2017/2019

Luiz Angelo Coutinho Gonçalves - Gestão 2020