10 dicas de comunicação para aumentar a visibilidade de sua empresa

Publicado em 12 de Janeiro de 2017.

Está iniciando sua empresa e não sabe como fazer para incluir sua marca no mercado? Ou você já tem sua empresa e não sabe ao certo como fazer para dar mais visibilidade a ela? Tenha a certeza que, independente do ramo de atividade em que você atua, dificilmente 100% dos seus concorrentes fazem o planejamento correto para suas ações de marketing e comunicação (muito pelo contrário: a maioria não planeja seus objetivos e estratégias para divulgar seus maiores benefícios).

Esta é a primeira dica: planeje suas ações corretamente e saia na frente de seus concorrentes! Quanto mais profissionalismo sua empresa tiver com a comunicação institucional e de seus produtos e serviços, melhor será a recepção dos clientes. Coloque mesmo no papel as ideias, métodos (como chegar lá) e meios e faça-se presente no mundo dos negócios!

Abaixo, mais 10 dicas para você arrebentar nas vendas e aumentar a visibilidade de sua empresa no mercado!

1) Foque o alvo

Conheça seu público. Pesquise sobre seu comportamento e preferências, crie personas, entre em seu universo, converse, escute e observe. Quanto mais informações tiver sobre seu público, melhor será a comunicação e as chances de a sua marca conquistar a confiança deles e se engajá-los é maior.

2) Acompanhe sua concorrência

É fundamental conhecer, além do público, as ações da concorrência. Pesquise seus pontos fortes e fracos e verifique a resposta do mercado. Eles estão investindo em propaganda? Tem presença nas redes sociais? Sobre quais assuntos eles publicam na web? As ideias surgirão e te ajudarão a entender melhor seu mercado e o contexto em que sua marca será inserida.

3) Transmita seus valores

Qual a personalidade de sua marca? Qual seu posicionamento? Sua empresa é mais tradicional ou moderna? Sua equipe é descolada ou intelectual? Qual imagem você quer que seus clientes e mercado tenham da sua marca? Descubra e compartilhe-os. Perceba seus diferenciais e evidencie-os no intuito de tornar sua marca única.

4) Conte uma história

Obter informações das empresas fazem parte do dia a dia das pessoas. Está fácil conseguir dados como história, contatos, diferenciais e referências (positivas ou não) do empreendimento que vende o produto/serviço de interesse do consumidor. O público gosta de opinar e compartilhar boas histórias. Evidenciar a trajetória da empresa e transmiti-la em sua identidade é no mínimo estratégico.

5) Use designs responsivos

É essencial para uma empresa que todos seus materiais e sites estejam adaptados para que os diversos meios consigam reproduzi-los da melhor maneira. Como seu site é visto em um tablet ou em um smartphone? Cada vez mais os acessos através de tecnologias móveis aumentam, então tudo o que envolve sua marca deve estar pronto para ser acessado de tablest e smartphones, assim como de laptops e computadores!

6) Seja simples e direto

São dezenas de e-mails com inúmeras informações que todos recebemos diariamente. E para chamar a atenção no meio de todas estas mensagens, o título precisa ser convidativo e a mensagem breve e clara (deixe os detalhes para o blog ou newsletter). Por isso, quando for divulgar as informações comerciais aos seus clientes, pense estrategicamente, e, se for o caso, ligue após um tempo para perguntar se recebeu o e-mail e se tem alguma dúvida. Unir e-mail com ligação, se o cliente estiver interessado, será mais um ponto positivo para sua empresa.

7) Crie um nicho estratégico

Pense em abordagens incomuns. Personalize suas mensagens de acordo com o cliente. Faça campanhas para clientes que utilizam certo produto, apresentando novos produtos e serviços que possam ser do interesse deles. Divulgue seus diferenciais como bom atendimento, proximidade e suporte agilizado. Seja único e mostre seus benefícios de um modo estratégico para deixar seus concorrentes para trás.

8) Faça Brainstorm

Terá uma nova campanha de vendas ou lançamento de algo importante? Não tenha medo de errar. Muitas vezes as piores ideias são o norte para as melhores estratégias. Reúna toda sua equipe ou, pelo menos, uma pessoa por departamento, misture opiniões, debata, seja ousado! Cada colaborador lida de um jeito com seu cliente e poderá contribuir de um modo positivo.

9) Preste atenção nos detalhes

Vista a camisa da empresa e saiba vendê-la com amor e paixão pelo que faz. Mas não venda somente o produto, venda a possibilidade de aumentar negócios, concretizar o sonho do cliente e agregar valor ao mercado. Preste atenção aos detalhes do comportamento do cliente na hora da venda. Verifique sua expressão ao falar de um assunto e como ele age ao falar de outro. Cada detalhe poderá servir futuramente para próximas vendas e fidelização.

10) Não é o fim

Vendeu? É só o início da parceria! Agora chegou o momento de agradecer a confiança, enviar um e-mail ou mensagem para avisar sobre o prazo de entrega, aplicar um questionário online sobre a experiência de compra e estreitar o relacionamento de vocês. Lembre-se que o mais difícil não é encontrar novos clientes, mas sim fidelizar os que já são parceiros. É preciso agradá-los, fazê-los se sentir importantes. Tratá-los da mesma forma que você gostaria que uma empresa agisse com você.

Comece desde já a planejar suas ações e apareça! Faça teste e não tema ser ousado e diferente, pois isso poderá conquistar a atenção de clientes e novas leads!

Fonte: Portal Marketing de Conteúdo