6 dicas para a comunicação estratégica em pequenos negócios

Publicado em 29 de Setembro de 2022.

O seu propósito e da sua empresa estão claros para seu cliente?

Qual o propósito do seu negócio? Qual o seu propósito para empreender? Essas são questões que devem estar claras na comunicação da sua empresa desde o primeiro momento, ensina agência de assessoria de imprensa com um time 100% feminino.

“O desafio é contar histórias de maneira leve. Contar quem é, o que motivou a abrir o negócio, qual o propósito da sua empresa, apresentar o serviço e a solução para o problema que o negócio resolve. É preciso saber como você quer que o cliente te veja”, explica a CEO da Oliver Press.

Juliana Oliveira conduziu a palestra “Comunicação estratégica para pequenos negócios” no primeiro dia do 11º Fórum RME – Rede Mulheres Empreendedoras, que vai até o dia 30, em São Paulo, mas pode ser conferido pela internet.

A empreendedora deu dicas de como as micro, pequenas e médias empresas devem conduzir a comunicação do seu negócio para posicionar a marca no mercado e conquistar espaço nos veículos de comunicação.

“Nosso objetivo é construir uma marca de valor. Pode até começar como MEI, mas deve ter planos para daqui cinco no dia 1 da empresa. O norte é pensar como criar um negócio capaz de atrair e conservar o capital humano”, disse a empreendedora.

Confira as dicas:

1) Participar de eventos: os eventos são excelentes para as empresas se apresentarem, falar de seu propósito e identificar possíveis parceiros;

2) Constância e frequência: não basta ter canais de comunicação para falar com o público interno e externo, é preciso produzir conteúdos para conversar com os diferentes stakeholders do empreendimento, sempre lembrando sobre seus produtos e serviços e propósitos;

3) Persistência: mesmo que o produto e serviço não esteja 100% pronto, é preciso comunicar para os clientes e colaboradores sobre seus objetivos e propósitos e as dores que solucionam;

4) Prepare-se para os momentos de “boom”: invista primeiro na sua comunicação e na imagem da empresa e do CEO, antes de começar divulgar o negócio para os grandes veículos de comunicação. Crie e alimente os canais de comunicação – sobretudo, digitais – e conte com o apoio de uma equipe especializada;

5) A comunicação também é chave para o colaborador vestir a camisa: realize eventos internos para falar sobre os propósitos, objetivos e metas da empresa. O colaborador precisa estar integralmente engajado com a cultura do negócio e alinhado com as estratégias;

6) Transparência: o discurso e a prática diária da empresa devem estar alinhados. Não é aceitável falar de diversidade, se sua equipe não é diversa ou se não há respeito às diferenças, por exemplo.