6 dicas para personalizar o atendimento ao cliente no varejo de Divinópolis

Publicado em 21 de Junho de 2024.

Melhore o relacionamento com seus clientes e aumente a fidelidade com um atendimento de excelência e personalizado

Não basta ter produtos ou serviços de qualidade e bons preços se o cliente não se sentir bem acolhido, ele não volta. Isso se aplica a todos os empreendimentos, sejam novos no mercado ou já tradicionais. O cuidado com o atendimento deve ser constante.

Até estabelecimentos bem conhecidos podem perder clientes se não mantiverem um bom atendimento. E reconquistar um cliente perdido é muito mais difícil.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas essenciais para garantir um atendimento personalizado e de qualidade em sua loja. Anote-as e compartilhe com sua equipe regularmente:

1.     Aceite Críticas e Sugestões A frase “o cliente tem sempre razão” nem sempre é verdadeira, mas deve ser tratada com seriedade. Receba críticas com calma e busque entender a causa. Verifique se há algo a ser melhorado. Se a crítica for infundada, explique a situação de forma cordial, sempre com honestidade. A maneira como sua loja lida com críticas pode ser decisiva para manter ou reconquistar clientes.

2.     Seja Honesto Clientes detestam sentir-se enganados. Seja sempre honesto. Não prometa o que não pode cumprir e evite dar prazos irreais. Se houver um erro, admita e corrija-o em vez de inventar desculpas. Clientes valorizam a honestidade e tendem a confiar mais em estabelecimentos que corrigem suas falhas.

3.     Não Deixe um Cliente Esperando Tempo é precioso. Evite deixar o cliente esperando ou sem resposta. Se não puder atender imediatamente, informe o cliente sobre o andamento da situação. Isso também vale para atendimentos por telefone ou canais digitais. Se sua loja oferece esses meios de comunicação, esteja disponível para atender.

4.     Cordialidade e Simpatia da Equipe Toda a equipe deve ser simpática e prestativa, não apenas alguns funcionários. Um mau atendimento pode afastar um cliente para sempre. O exemplo deve vir de cima: proprietários, gerentes e gestores devem mostrar comprometimento com um bom atendimento. Todos os setores, mesmo os que não lidam diretamente com clientes, devem estar alinhados com essa visão.

5.     Atenda Bem, Sem Discriminação Atenda todos os clientes com respeito, independentemente de como estão vestidos ou se parecem ser parte do seu público-alvo. Seja uma pessoa pedindo informações ou ajuda, trate-a com cordialidade. A forma como sua empresa trata as pessoas define sua marca, e um bom atendimento pode trazer novos clientes ou recomendações positivas.

6.     Invista na Capacitação da Equipe Uma equipe bem treinada é essencial para oferecer um atendimento de excelência. Invista na capacitação contínua de seus funcionários, tanto sobre os produtos e serviços da empresa quanto sobre técnicas de atendimento ao cliente. Um colaborador que conhece bem o que vende e sabe como tratar o cliente com empatia e eficiência faz toda a diferença na experiência de compra. Ofereça treinamentos regulares e incentive a busca por aprimoramento constante, garantindo que sua equipe esteja sempre preparada para atender e superar as expectativas dos clientes.

Ao adotar essas práticas, lojas ou prestadores de serviços em Divinópolis estarão mais bem preparados para proporcionar um atendimento personalizado e de excelência, fortalecendo o relacionamento com os clientes e conquistando sua fidelidade.

A CDL Divinópolis pode te ajudar com capacitações focadas nas necessidades do varejo. Fique atento a agenda de cursos e palestra da entidade aqui.