8 dicas simples para promover o Outubro Rosa na sua empresa


Publicado em 7 de Outubro de 2019.

Abrace essa causa

Outubro chegou e com ele a época de conscientizar todas e todos quanto a importância da prevenção ao câncer de mama.  O mês se tornou símbolo desta luta desde 1990, juntamente com o laço cor de rosa.

Por ser o tipo de câncer mais fatal para as mulheres de todo o mundo, o Outubro Rosa se espalhou e foi adotado por inúmeras empresas, entidades públicas e particulares que passaram a se mobilizar para promover a conscientização e diagnóstico precoce da doença.

Além das tradicionais corridas, caminhadas e outras atividades de saúde, a sua empresa pode sensibilizar as pessoas com elementos simples e interessantes. Não se preparou para a data, mas não quer ficar de fora? Confira agora algumas sugestões simples para aplicar no seu ambiente de trabalho e conscientizar todos os seus colaboradores da importância desta causa.

1 – Ofereça laços rosas

É muito simples fazer um pin de laço rosa. Basta uma fita de tecido na cor da campanha e um alfinete de prender pequeno. Corte um pedaço da fita e dobre na forma do laço de conscientização e prenda na roupa com o alfinete. Pronto. Com muito pouco você tem uma equipe engajada e no clima da campanha.

2– Incentive o uso do rosa

Com uma iniciativa simples você pode incentivar seus colaboradores a aderirem a campanha. Promova um concurso do melhor “look” rosa do mês, para homens e mulheres e premie o vencedor, mesmo que com algo simbólico. Se sua empresa possui regras mais rígidas de vestuário, promover as sextas -feiras  “Casual Rosa” ou um dia rosa.

3- Promova palestras 

Convidar especialistas, ativistas ou pacientes e ex-pacientes pode ser inspirador e esclarecedor.  Na impossibilidade de contratação de um palestrante você pode usar a tecnologia a seu favor. Busque algo interessante na internet, distribua os links via aplicativos, ou disponibilize no site ou outros canais web que a empresa tenha. Se tiver um tempo, reúna toda equipe e exiba o vídeo para todos.

4- Dê sugestões de filmes sobre o tema

Faça uma pesquisa prévia e a cada final de semana do mês de outubro mande mensagens com links e resumos. Se na sua empresa tiver intranet estimule os comentários.

5- Promova a doação de forma divertida

A sua empresa pode estimular as doações de forma mais divertida, como por exemplo, promover um bingo em que o valor arrecadado será doado a uma instituição que contribui para causas relacionadas ao câncer de mama. Envolva o máximo possível os funcionários, seus familiares e até fornecedores e colaboradores que poderão, inclusive doar prêmios e brindes.

6- Crie campanhas internas

Premie as funcionárias ou esposas de funcionários que  marcarem  suas mamografias no mês de outubro após apresentar um comprovante do agendamento. Ofereça um pequeno mimo como estímulo – uma caneca, uma maquiagem, um livro até um vasinho de flor, não importa. O importante é marcar.

7- Banco de Lenços e de Mechas

Uma boa campanha de doação de lenços novos e usados pode ter resultados incríveis. Os lenços devem ser destinados a um banco de lenços e doados às pacientes em tratamento. Mas existem vários requisitos importantes para os lenços doados, por exemplo, são necessários lenços inteiros, grandes o suficiente para cobrirem a cabeça, além da espessura do tecido que não deve deixar transparências.

Para o Banco de Mechas, as pessoas podem cortar o cabelo e doarem para a confecção de perucas que são encaminhadas a pacientes que perderam seus cabelos por causa da quimioterapia ou alopecia. Isso eleva a autoestima e colabora no tratamento. Que tal oferecer um corte de cabelo para as funcionárias ou premiá-las após a doação?

Depois, é só procurar qual instituição faz o recolhimento deste tipo de doação na sua cidade e entrar em contato come eles.

8- Utilize as redes sociais

Divulgue no Facebook e no Instagram materiais de apoio, peças gráficas e informativos sobre a prevenção e tratamento da doença. Ao divulgar este tipo de conteúdo, você pode atingir um bom número de pessoas e gerar um bom engajamento e impacto positivo. Além disso, promova ações na empresa, como depoimentos, fotos com a equipe vestindo a cor rosa da campanha etc. É muito importante a criatividade nas postagens, a interação e acompanhamento.

Viu como é possível gerar engajamento, criar conhecimento e promover a saúde de todos os seus colaboradores com ações muito simples? Corra e coloque a mão na massa agora mesmo. Você tem um mês para fazer a diferença na luta contra o câncer de mama.

Temos um material digital da campanha Outubro Rosa prontinho para você utilizar em seu comércio. Baixe aqui e colora de rosa sua loja. 

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associados: 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h.

Logo CDL Divinópolis