Black Friday está chegando e a CDL Divinópolis traz dicas para você lojista.


Publicado em 17 de Novembro de 2017.

Faltando apenas uma semana para a Black Friday, a CDL Divinópolis dá dicas para os lojistas fazerem bonito e fechar novembro quebrando vários recordes de vendas.

Novembro também é sinônimo de boas promoções, o Black friday (sexta feira negra) é uma das datas mais esperadas do ano, advinda da tradição Estado-Unidense, em que os comerciantes fazem verdadeiras loucuras com os preços na sexta-feira que pressupõe o dia de ação de graças, normalmente comemorado na última quinta-feira de novembro.

 

No Brasil, a data foi adotada pelos lojistas e tem surtido efeitos positivos nas vendas, grandes promoções, excelentes preços e clientes com dinheiro no bolso devido a primeira parcela do décimo terceiro. As pessoas já aguardam a data ansiosos para adquirir os produtos que mais desejam com o preço bem abaixo do normal, as expectativas não são somente por parte dos clientes, mas também dos lojistas, que meses antes negociam os melhores preços, abastecem seus estoques, preparam seus funcionários para que esse dia seja produtivo e supere todas as expectativas de vendas.

 

A data é usada por muitos para antecipar as compras de natal, pois os preços costumam estar bem abaixo em relação ao fim do ano. Segundo a página de economia do portal IG , o Ticket médio para a data é de R$695,00, alta de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Com descontos que beiram os 70% em lojas físicas e 30% em lojas virtuais, as vendas nesta data podem até superar o natal que tradicionalmente é conhecido por boas vendas.

 

Os produtos eletrônicos lideram o ranking de intenção de compras na Black Friday deste ano, com 34%, seguido de eletrodomésticos (27%), informática (24%), telefonia e celulares (23%). Esta última categoria é a de expectativa de tíquete médio mais alto, de R$1.236.

 

O Aplicativo “Desconta Aí”, que foi lançado pela CDL Divinópolis a pouco tempo, pode ser uma grande ferramenta para essa data, lojistas podem lançar descontos especiais em produtos específicos, que de fato vão chamar a atenção dos clientes e assim fazer com que todos seus produtos sejam vistos, e o melhor, vendidos.

 

O Black Friday vai acontecer este ano no dia 24 de novembro, a CDL Divinopolis deixa algumas dicas para você lojista fazer bonito nesta data tão esperada.

 


Capriche nos descontos

Algumas marcas já tiveram a imagem manchada por oferecer falsos descontos. Este é um ótimo momento para você planejar descontos realmente incríveis. Deixe de lado os 5% ou 10% e faça ofertas que o consumidor perceba vantagem.

 

 

Avalie seu estoque

Uma das dúvidas é como oferecer descontos vantajosos, sem perder a rentabilidade da loja. Uma das estratégias é selecionar os produtos que tem menor giro de vendas ou que são menos atrativos e colocar um desconto considerável.

 

A avaliação do estoque também é fundamental para você ter os produtos ofertados em quantidade suficiente para todos os clientes ou para garantir o cumprimento dos prazos de entrega.

 

 

Alie-se aos fornecedores

Para não ficar sozinho nessa, você pode verificar com seus fornecedores quais conseguem reforçar o seu estoque até o dia do evento. Eles devem ter produtos para fazer giro, então é interessante acioná-los para ver o que tem disponível para a data. Assim também, você pode negociar descontos com esses fornecedores, o que resultaria num desconto ainda maior para os clientes.

 

 

 

Invista na comunicação 

Aproveite para aliar a grande divulgação espontânea que a Black Friday possui e chame a atenção dos seus clientes, que passarem na porta da sua loja. Faça uma decoração temática do evento e exponha em destaque as ofertas. 

 

Peças de divulgação: Divulgue também suas promoções nas redes sociais ou na mídia tradicional, pois é muito importante que seu cliente saiba que você terá preços especiais para a data. 

 

 

Valorize a loja virtual 

A Black Friday possui um forte apelo no e-commerce. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para você lançar a sua loja virtual, ou se já possui, avaliar se a estrutura dela está preparada para receber um maior tráfego de acessos neste dia para evitar a queda do servidor e possíveis perdas de vendas.

 

 

Valorize sua loja física

Já é de costume os consumidores percorrerem as lojas físicas durante a Black Friday a procura das promoções. Lembre-se sempre de aliar toda a comunicação e promoções tanto para o e-commerce quanto para a loja física.  Ofereça vantagens para os consumidores que visitarem sua loja nesta data, como, por exemplo, com degustações ou descontos ainda mais especiais.  

 

 

Motive sua equipe

Faça do dia da Black Friday um dia especial também para sua equipe. Aproveite para treiná-los antes, mostrando tudo o que está em promoção e os pontos fortes dos produtos que serão liquidados. Outra ação interessante é adotar uniforme específico sobre a data, como uma camiseta com a estampa da Black Friday, por exemplo. 

 

 

Programe um horário diferenciado

Avalie ampliar o horário de atendimento neste dia. Ações como abrir loja mais cedo e fechar mais tarde contribuem para que as vendas sejam ainda maiores. Faça essa ação em companhia dos lojistas vizinhos para não ficar com o estabelecimento aberto sozinho na região. 

 

 

Amplie e atualize sua base de clientes

Provavelmente você receberá muitos clientes em sua loja. Aproveite o momento para atualizar seu mailing com clientes já existentes e cadastrar aqueles novos. 

 

 

Valorize seus clientes

Prepare um desconto ainda mais especial para aqueles clientes assíduos. Eles se sentirão ainda mais prestigiados. E para os novos clientes, faça com que eles retornem a sua loja, oferecendo, por exemplo, cupons de descontos para serem gastos em outro período. 

 

Então a grande dica para ter sucesso na Black Friday é se planejar, ter compromisso com o cliente, com bom atendimento e qualidade, e ter em mente que o principal objetivo do evento não é somente ter lucro, mas tornar sua marca mais conhecida e fidelizar os clientes.  

 

Boas vendas!!! 

 

 

Fonte: Economia - iG

Fonte: CDL BH

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