CDL Divinópolis apoia Campanha Nacional que propõe Juro Zero

Publicado em 8 de Abril de 2020.

Iniciativa da CDL BH visa sensibilizar os bancos públicos e privados a promoverem linhas de crédito sem juros

A CDL Divinópolis aderiu à campanha idealizada pela CDL Belo Horizonte, que começou a circular nessa terça-feira (7), com intuito de sensibilizar os bancos públicos e privados a promoverem linhas de crédito sem juros para socorrer o setor produtivo. A campanha traz como eixo a chamada “é hora de juro zero para o comércio não quebrar, o emprego não acabar e a vida continuar”.

Segundo o presidente da CDL Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva, “está na hora de as nossas instituições do sistema financeiro, que no Brasil lucram como em nenhum outro lugar do mundo, darem uma real contribuição ao país neste momento de crise”.

Ele acrescentou ainda que há bilhões nos bancos para serem utilizados, mas, com a burocracia no meio do caminho, este dinheiro não vai chegar em quem realmente precisa. “Já realizamos uma sondagem junto aos associados para checar se eles realmente estão sendo beneficiados com estas linhas de crédito que foram anunciadas pelos governos estadual e federal. E, até agora, não”. Souza e Silva lembrou ainda que o próprio ministro Paulo Guedes admitiu que “o dinheiro está empoçado nos bancos”, ou seja, o governo anunciou a liberação dos recursos, mas até agora não chegou na ponta.

A CDL/BH quer sensibilizar outras entidades representativas do setor produtivo no país a entrarem na campanha. “O Juro Zero não é interesse apenas do setor de comércio e serviços. É interesse de todo mundo que trabalha e produz neste país. Não é possível que nossos bancos pensem em ganhar um centavo sequer com essa crise que está matando pessoas, empresas e empregos. Está na hora deles demonstrarem solidariedade. É até mesmo um ato de patriotismo”, argumenta o Marcelo.

Em uma simples simulação: caso uma empresa que peça um financiamento de R$10 mil em um prazo de cinco anos com carência de 12 meses. “Ao final do financiamento, o empresário vai pagar mais de R$16 mil. Se os R$10 mil forem atualizados de acordo com a projeção de inflação atual, que é de 3,5%, ficam próximos de R$12 mil. O banco está tendo R$4 mil (quatro mil) de ganhos reais sobre o valor financiado, ou seja, 40%. Respeitamos a atividade bancária. Mas é desumano explorar uma situação de calamidade pública para ganhar dinheiro”, observa Marcelo.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, lembrou ainda que os cinco principais bancos do país, dois públicos, Caixa e Banco do Brasil, e três privados, Itaú, Bradesco e Santander, tiveram lucros de mais de 100 bilhões de reais em 2019. Todos tiveram ganhos maiores em relação ao ano anterior. “Esse Juro Zero não é caridade. É interesse dos bancos manter empresas sadias e pessoas empregadas. Se eles não cooperarem agora, muitos dos seus clientes, que proporcionam lucros para eles, vão quebrar”.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, essa campanha deve ser abraçada por todas as entidades de classe, não deve ser uma ação exclusiva do comércio e prestadores de serviço, pois todo setor produtivo encontra-se estagnado e correndo riscos de encerrar suas atividades. “É preciso que todos os segmentos se unam a essa campanha, vamos tentar sensibilizar os bancos a zerarem os juros nesse momento para que as empresas possam ganhar um fôlego, sem precisar demitir ou em um atitude mais extrema fechar as portas”, alerta Luiz Angelo.