CDL Divinópolis mobiliza lojistas para o Dia Livre de Impostos

Publicado em 16 de Maio de 2023.

A 17ª edição do DLI acontece no dia 25 de maio em todo os país

O Dia Livre de Impostos acontece no dia 25 de maio em Divinópolis. Neste dia, lojistas irão comercializar produtos sem a incidência de impostos. Em alguns casos, o valor do produto pode chegar até 70% menor, mostrando o quanto os altos impostos diminuem o poder de compra das famílias. Não é desconto, é sem imposto. Lojistas interessados em participar podem se inscrever no site da campanha (clique aqui para conferir).

A ação é uma forma de conscientizar comerciantes e consumidores de quanto a alta carga tributária impacta as vendas e o consumo.

Alta arrecadação e baixo retorno

Dados do último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2021, estima que o contribuinte brasileiro trabalhou 149 dias exclusivamente para pagar impostos.

Outro dado importante é que desde o 1º dia de 2023 até o mês de maio, mais de R$ 1 trilhão em tributos já foram arrecadados pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Esse valor, que deveria ser investido em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e segurança, não tem impacto satisfatório para os contribuintes. O Brasil ocupa a 30ª posição no ranking de retorno dos tributos em relação à qualidade de vida da população.

Confira na tabela abaixo:

Brasil tem pior retorno de impostos para a sociedade

E para completar, os impostos corroem o poder de compra dos brasileiros. “São 149 dias do nosso trabalho somente para pagar impostos, e nosso retorno em serviços para a população não é satisfatório. Os tributos reduzem o poder de compra dos indivíduos, pois aumentam os preços de venda dos diferentes bens. O Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra e busca chamar a atenção do poder público para a urgência da reforma tributária”, afirma o presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões.

O DLI

Em sua 17º edição o O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2022, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal e a colaboração de mais de 40 mil varejistas.

Uma boa data para se vender

O Dia Livre de Impostos também é uma data que movimenta o comércio brasileiro, de norte a sul. Em várias cidades brasileiras, o DLI já é considerado uma das melhores datas para se vender no primeiro semestre de cada ano, atraindo clientes para a loja, escoando produtos e se aproximando dos consumidores.