Certificação digital abre caminho para novos documentos digitais

Publicado em 24 de Janeiro de 2018.

Caminhando para o futuro, governo implanta documentos digitais que podem desburocratizar o sistema, mas é necessário ter certificado digital para participar dessa nova era.

O século XXI veio acompanhado de muitos avanços tecnológicos, evoluímos a cada dia que passa, e o nosso jeito de lhe dar com a tecnologia e as praticidades por elas oferecidas também evoluiu. Atualmente guardamos todos nossos arquivos de modo digital, isso nos economiza espaço, tempo e dinheiro, seguindo essa linha o Governo brasileiro vai implantar esse ano o e-CPF, CNH digital e o Titulo Eleitoral digital, como forma de atender a uma demanda crescente de digitalizar alguns processos ates burocráticos, é valido ressaltar que para conseguir todos esses documentos digitais é necessário possuir o Certificado Digital, pois ele é o ponto de partida para validá-los.

O certificado Digital foi o percussor dentre os documentos digitais, desde o ano 2000, em 2001 foi promulgado a Medida Provisória 2.200 que valida documentos digitais desde que tenham uma assinatura digital gerada pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Como porta de entrada para o mundo digital, o certificado logo se popularizou e atualmente é obrigatório, a grande adesão se tornou um fio condutor a outros documentos que prometem deixar a vida do brasileiro mais prática. Para conseguir este documento é necessário buscar um órgão emissor como a CDL Divinópolis, e verificar em qual modelo de certificado você ou sua empresa se enquadra.

Como garantir a segurança do meu certificado digital?

Os documentos digitais também oferecem muita segurança e possuem validade jurídica, facilitando alguns processos do cotidiano que talvez tomaria muito tempo, agora são solucionados rapidamente. Apesar da segurança existem algumas dicas a serem seguidas para garantir total integridade da pessoa física ou jurídica:

a senha para poder acessar a chave privada e a própria chave privada não podem ser compartilhadas;

se o computador no qual foi criado o par de chaves criptográficas for compartilhado com vários usuários, não é aconselhável o armazenamento da chave privada no disco rígido. Nesse caso muitos poderão ter acesso a essa chaves copilá-las e podendo assim fraudar documentos com a sua assinatura;

caso a chave privada esteja acondicionada no disco rígido de determinado computador, deve-se protegê-lo de acesso não permitido, mantendo-o em um local seguro. Use senha para poder proteger seu computador e sua assinatura digital;

se o software de geração do par de chaves permitir a opção entre possuir ou não uma senha para salvaguardar a chave privada, é aconselhável adotar o acesso por meio de senha. Não utilizar uma senha quer dizer que qualquer usuário que tiver acesso ao computador pode se passar pelo titular da chave privada, movimentando contas bancárias e assinando contratos;

opte por uma senha extensa, inserindo letras e números, já que existem programas com o objetivo de desvendar senhas. Evite senhas obvias.

Documentos digitais é sinônimo de economia de tempo e dinheiro

Um outro fator muito importante é que os documentos digitais e a própria certificação digital, tem se economizada cada vez mais em volume de impressões, gerando assim uma economia para a empresa e diminuindo os danos ao meio ambiente. Considerando que um eucalipto (árvore usada na produção de papel) demora cerca de 15 anos para atingir o ponto de corte. Problemas com o armazenamento de documentos digitais podem acontecer, entretanto a solução é bem prática, backups diários garantem que nenhum dado seja perdido.

O certificado é primeiro passo para que você leitor entre de vez no mundo digital, além de poder conhecer o mundo através da web, você pode solucionar boa parte dos problemas burocráticos sem sair de casa ou do trabalho, tornando sua vida mais pratica. A agilidade e segurança desses documentos fazem parte do futuro que está mais perto do que se imagina.