Certificado digital: veja os tipos disponíveis para cumprir suas obrigações

Publicado em 4 de Agosto de 2021.

Descubra qual o modelo ideal para você e seu negócio

O certificado digital é uma ferramenta que pode te ajudar a entregar todas as obrigações da empresa de forma correta e segura. Ele foi criado diante da necessidade de garantir a segurança de informações que são enviadas e recebidas através da internet.

Para isso, em 2001 foi implantado no Brasil a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

A iniciativa teve como objetivo garantir a validade jurídica de documentos e segurança na utilização dos certificados digitais.

Então, para entender como utilizar essa ferramenta é preciso saber quais os tipos e qual o melhor que irá te atender.

Defina qual o modelo ideal para você?

Certificado A1

• Armazenado no computador
  • Pode ser instado em mais de uma máquina
  • Possui validade de 12 meses

Certificado A3

• Pode ser utilizado via cartão ou token:
    • Cartão é preciso possuir um leitor de cartão para utilização do Certificado)
    • Token: Mídia criptográfica com conexão USB
  • Validade de 1, 2 ou 3 anos
  • Pode ser levado para qualquer lugar

Em qual a categoria você se adequa?

e-CNPJ

A versão digital do seu CNPJ funciona como uma identidade digital destinada a pessoas jurídicas vinculadas ao CNPJ.

Para que serve?

O e-CNPJ pode ser utilizado para assinar documentos digitalmente, emitir notas fiscais, transmitir dados e compromissos fiscais de sua empresa, e muito mais. Ele também permite realizar solicitações a órgãos oficiais, como a Receita Federal do Brasil, eSocial e Conectividade Social. Tudo isso com menos burocracia, mais agilidade e segurança para sua empresa!

• A1– Arquivo para instalação no computador com validade de 1 ano. (Não funciona em tablet ou smartphone)
  • Cartão – Validade de 1, 2 e 3 anos. (É preciso possuir um leitor de cartão para utilização do Certificado)
  • Token – Mídia criptográfica com conexão USB, tem validade de 1, 2 e 3 anos.
  • e-Jurídico – É a identidade digital usada exclusivamente por advogados inscritos na OAB. Permite gerar assinaturas digitais com validade jurídica para documentos e transações no ambiente digital.
  • e-Saúde – É a identidade digital de profissionais da saúde que buscam mais segurança e agilidade no dia a dia. Armazenamento dos dados, históricos de consultas do próprio paciente, permite a troca de informações entre profissionais, acesso a informações sobre medicamentos já ministrados e tratamentos e seus andamentos. Além de permitir lançamento de informações referente a plano de saúde ou atendimento pelo sistema público, o SUS.

e-CPF

A versão digital do CPF permite comprovar a identidade de alguém na internet e garante a autenticidade de transações eletrônicas para pessoas físicas (uso pessoal), contadores, profissionais liberais, médicos, enfermeiros e outros.

Para que serve?

O certificado digital pode ser usado sempre que for necessário confirmar a sua identidade ou assinar digitalmente um documento. Com ele, você pode: realizar o envio de e-mails ou fazer transações pela internet que precisem da identificação com validade jurídica, assinar digitalmente contratos e ter acesso a serviços públicos por portais, como o da Receita Federal ou INSS, entre outras ocasiões.

• A1 – Arquivo para instalação no computador com validade de 1 ano. (Não funciona em tablet ou smartphone)
  • Token – Mídia criptográfica com conexão USB, tem validade de 1, 2 e 3 anos.

A CDL Divinópolis é uma Autoridade de Registro, subordinada a CNDL – Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil, a Autoridade Certificadora da Certificação Digital SPC.

Quer saber mais sobre a ferramenta  entre em contato com a CDL Divinópolis, (37) 9-9986-3418 | (37) 3229-7202 ou certificacaodigital@cdldivinopolis.com.br.

Fale com os Agentes de registro: Gabriela Boari