Comércio de Divinópolis Poderá Funcionar no Feriado de Corpus Christi

Publicado em 24 de Maio de 2018.

Para que as empresas possam utilizar do trabalho de seus empregados no feriado será necessário assinar um termo de compromisso e aderir às condições estabelecidas no Acordo Coletivo.

O comércio de Divinópolis que tiver interesse em funcionar no próximo feriado de 31 de maio poderá aderir ao Acordo Coletivo que estabelece as condições para o trabalho em Regime Especial de Trabalho em Feriados, celebrado entre o SinComércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Divinópolis.

O acordo atendeu à reivindicação dos comerciantes que estavam apreensivos com a coincidência de dois feriados em dias consecutivos, o que traria enorme prejuízos para as empresas, principalmente às vésperas das festividades da comemoração do aniversário de Divinópolis, quando a cidade estará recebendo inúmeros visitantes.

Para que as empresas possam utilizar do trabalho de seus empregados no feriado será necessário assinar um termo de compromisso e aderir às condições estabelecidas no acordo coletivo, tais como a concessão de folgas compensatórias, a observância da jornada de trabalho, fornecimento de vale transporte, lanches, informar posteriormente ao sindicato profissional quais os empregados trabalharam no feriado, dentre outras disposições.

Somente será considerado legal o trabalho no feriado para aquelas empresas que firmarem o compromisso de observar fielmente as condições estabelecidas no acordo e retirarem a Autorização para o trabalho no feriado, sob pena de multa por descumprimento do acordado. A Autorização foi introduzida visando conhecer quais as empresas irão trabalhar no feriado e possibilitar a verificação posterior do cumprimento das condições estabelecidas.

As empresas interessadas poderão solicitar a Autorização na sede do Sindicato do Comércio Varejista, à Rua José Gabriel Medef, nº 200 - Bairro Padre Libério, Divinópolis - MG, - Fone: (37) 3512-7800.

Fonte: Portal ACID