Comércio lidera crescimento na abertura de novos negócios

Publicado em 22 de Outubro de 2020.

Número de empresas constituída supera o número de empresas fechadas em Divinópolis, mas o saldo ainda é negativo no acumulado do ano

Segundo dados da Jucemg – Junta Comercial de Minas Gerais, em Divinópolis o mês de setembro foi o quinto mês consecutivo de crescimento no número de abertura de empresas. Foram 77 novos empreendimentos e 62 extintas.

Neste ano, os segmentos que mais contribuíram para abertura de novos negócios na cidade foram: comércio varejista, promoção de vendas e serviços de cabeleireiro e manicure.

Em setembro, pelo quarto mês seguido, o número de empresas constituídas superou o número de empresas fechadas. Porém, no acumulado do ano, a cidade permanece com um saldo negativo de 30 empresas que foram extintas.

De janeiro a setembro, Divinópolis registrou 542 empresas extintas contra 512 empresas abertas. Em comparação ao mesmo período de 2019 a cidade demonstrou uma queda de 12% na constituição de novas empresa e um importante aumento de 36% no fechamento de firmas, refletindo o impacto negativo causado pela pandemia do novo coronavírus.

No estado, Divinópolis se destaca no fechamento de empresas

Dentre as principais cidades de Minas Gerais, Divinópolis foi a única que apresentou um número maior de empresas extintas em comparação ao número de empresas abertas em 2020. No estado, as cidades com os melhores desempenhos na abertura de novos negócios foram: Belo Horizonte 10.129, Uberlândia 2.607 e Contagem com 1.424.

Comércio e prestação de serviços representam 80% dos empreendimentos ativos no país

De acordo com o Ministério da Economia, no Brasil, em setembro de 2020 havia 19.542.664 empresas ativas, foram constituídas 327.800 e foram extintas 88.175, considerando todos os tipos de empresas, matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI).

A grande predominância das empresas abertas era do setor terciário da economia, relativas ao comércio e prestação de serviços, representando mais de 80% dos empreendimentos ativos no país. No acumulado do ano, até setembro, foram abertas 2.500.539 empresas e foram fechadas 776.775. Até agosto deste ano, houve um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado cerca de 2.140.000.

O fechamento de empresas recuou neste ano no país. De janeiro a agosto de 2020, 682.750 empresas foram extintas, contra 799.025 em igual período do ano passado, refletindo numa retração de 14,5%.

Confira relatório completo dos dados econômicos de setembro, apresentado pelo Instituto Vitaltec, a pedido da CDL Divinópolis.