Conexão Varejo debate acessibilidade nas empresas

Publicado em 8 de Abril de 2024.

Palestra promove esclarecimentos sobre nova legislação

A CDL Divinópolis promoveu na manhã da primeira sexta-feira do mês, 5 de abril, o Conexão Varejo com a palestra "Acessibilidade nas Empresas", conduzida pelo arquiteto urbanista e Secretário de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente, Marco Túlio Silva Santos, que ofereceu informações importantes sobre a Certidão de Acessibilidade e esclareceu dúvidas relacionadas à legislação em vigor sobre o tema. Atualmente, a emissão dos alvarás de funcionamento requer a apresentação da Certidão de Acessibilidade, o que tem despertado dúvidas dos empresários do município.

Participaram do evento empresários, arquitetos e engenheiros, além desses profissionais acompanharam também pessoas com deficiências, que puderam se manifestar quanto as dificuldades de acessibilidades enfrentadas em diversos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

O Secretário Marco Túlio Silva Santos destacou a importância das adaptações para a acessibilidade e que os alvarás não são liberados sem elas. "Hoje, os alvarás não são liberados caso não haja acessibilidade no estabelecimento. Entretanto, o profissional determinará os prazos, de acordo com o que é previsto em lei, para atendimento às adequações, observando os laudos. Os processos para promoção à acessibilidade vêm sendo realizados para a adequação dos ambientes e emissão dos alvarás condicionados às adaptações que devem ser cumpridas no prazo entre um a sete anos, a depender da complexidade da obra", pontuou.

O evento contou também com a presença do Presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Deputado Federal Domingos Sávio, que enfatizou sobre a necessidade de mudanças na legislação de acessibilidade, enfatizando que estas adequações não devem ser impostas apenas pela legislação, mas também pelas atitudes das pessoas. “O respeito inclusivo, a harmonia entre as empresas e a atenção as demandas de acessibilidade, devem estar em primeiro lugar”.

O Diretor de Comunicação da CDL Divinópolis, Lívio Guimarães, ressaltou a importância da nova legislação, enfatizando que todos devem ter acesso igualitário aos estabelecimentos. “A acessibilidade não é apenas uma função social, mas uma necessidade para garantir que todos possam acessar os serviços oferecidos pelos estabelecimentos sem dificuldades”, avaliou.

Conexão Varejo também é social

Nosso Conexão Varejo acontece toda primeira sexta-feira do mês, sempre com tema relevante para o nosso associado, empresários e profissionais do comércio e serviços. A entrada no Conexão Varejo é solidária, com doação de alimentos ou itens de limpeza ou higiene pessoa, destinados a entidades beneficentes

Além das doações, o evento abre espaço para divulgação de projetos sociais. Na edição de abril, esteve presente a Supervisora da ACOM Gislene Antunes, apresentou aos participantes a possibilidade de doação de produtos para o bazar da entidade, tais como roupas, calçados, brinquedos, itens de decoração, eletrodoméstico e eletrônicos, enxoval, utilidades domésticas, bolsas, malas, carteiras, móveis, peças com pequenos defeitos, fora de temporada, de mostruário, em saldo, ou seja, produtos em boas condições que podem ser vendidos e transformados em renda para a entidade.

Seja um lojista parceiro da ACOM, peça o recolhimento pelo whatsApp: (37) 9.9945-6158