Cresce número de empresas que encerraram suas atividades em Divinópolis

Publicado em 28 de Abril de 2020.

Dados da Junta Comercial do Estado mostram queda na abertura de empresas e aumento no número de fechamento em 2020

Muito tem se falado sobre os impactos da pandemia na economia mundial. Empresários e trabalhadores já sentem os desdobramentos causados pelas medidas de contenção da Covid-19. Fechamento de empresas, aumento no endividamento, desemprego, queda na produção e no consumo. Em número, é possível mensurar o impacto da crise sobre as empresas em Divinópolis e no Brasil.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado, Divinópolis registrou queda de 13,4% no número de abertura de empresas e um aumento de 26% de fechamento no total acumulado de janeiro até a primeira quinzena de abril de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em 2019, de janeiro a abril, foram 208 empresas iniciando as atividades e 165 fechando as portas, em Divinópolis. No mesmo período em 2020 foram 180 novos CNPJs e 208 encerrando suas atividades. Ou seja, em 2019 o número de empresas fechando foi menor que o número de empresas que abriram. Já em 2020 esse número se inverte.

Os dados apresentados na pesquisa são do início do ano de 2020 até o dia 15 de abril, a comparação é feita com os dados do mesmo período do ano anterior.

Em outra pesquisa, essa realizada pelo Sebrae em âmbito nacional e divulgada pela CNN Brasil, apontou que pelo menos 600 mil pequenas empresas fecharam as portas no Brasil em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

O levantamento também mostra que 30% dos empresários tiveram de buscar empréstimos para manter seus negócios porém, mais da metade deles (59,2%) teve seus pedidos negados. Mais da metade (55%) dos micro e pequenos empresários terão que pedir empréstimos para manter os negócios funcionando sem gerar demissões. A pesquisa do Sebrae foi online e ouviu 6.080 microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte entre os dias 3 e 7 de abril.

Pesquisa recente realizada pela CDL Divinópolis apontou que cerca de 11 mil pessoas com carteira assinada deverão ser demitidas ainda este ano na cidade. Já o Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis apurou, entre os escritórios de contabilidade, que desde o início da restrição de funcionamento das empresas, foram negociados quase 6 mil suspensões/redução de trabalho e 2331 demissões, além de 4955 férias. Esses dados foram apresentados por 41 contabilidades que responderam a pesquisa. Até o dia 28 de abril, 85 contabilidades ainda não haviam colaborado com o levantamento.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Luiz Angelo, os dados ainda são parciais, porém já mostram a realidade do potencial de demissões e suspensões do contrato de trabalho em Divinópolis. “Além das demissões já realizadas, os trabalhadores de férias, também poderão ter seus contratos encerrados após o retorno das atividades. Todos esse dados representando o grande impacto na economia local. Estamos trabalhando incansavelmente desde o fechamento do comércio no sentido de orientar, cobrar medidas municipais e buscar ações para minimizar os impactos que, nós sabemos, serão muitos. Não só para o comércio, mas para a economia de um modo geral. Com determinação e criatividade nos levantaremos e recomeçaremos, aproveitando as novas oportunidades”, destaca Luiz Angelo.