Dia do Cliente – oportunidade para retribuir com carinho e atenção àqueles que estiveram em seu comércio


Publicado em 6 de Setembro de 2019. - Atualizado em 6 de Setembro de 2019 às 17:35.

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Promova uma experiência marcante, registre sua marca na memória afetiva de seu cliente

É comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente. A data foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia era criar uma data diferenciada, na qual os clientes pudessem ser homenageados, através de ações que ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Pensar na ambientação da loja, para oferecendo um espaço mais agradável para seu cliente é um bom começo. Presentear seu cliente com algum mimo, realizar sorteios, além de oferecer, claro, promoções especiais e descontos nas compras. Enfim, tudo para promover ao cliente uma experiência marcante na sua loja, imprimindo sua marca na memória afetiva dele. Esse é o momento de retribuir com carinho e atenção àqueles que estiveram em seu comércio.

Oportunidade para adquirir novos clientes, ou fidelizar aquele que efetuou somente uma compra. Uma oportunidade de bons negócios.

Proposta de ações para os lojistas no Dia do Cliente

  • Interação com o cliente

Que tal uma brincadeira? Separe 5 peças de roupas e desafie o seu cliente, pode ser qualquer um ou aquele que comprar acima de 200 reais, por exemplo, a dobrar todas as peças direitinho em 1 minuto.

Isso pode acontecer:

- Em supermercado, separando alguns produtos e estipulando 1 minuto para o cliente guardar os itens nas gôndolas certas.

- Em restaurantes, experimentando uma comida e tentando acertar o que é em 1 minuto.

- Em academias, tentar fazer algum exercício completo por 30 minutos direto.

- E outros.

E qual será o prêmio? Descontos, brindes ou o que o lojista escolher.

  • O cliente escolhe o que quer ganhar

A ideia é fazer o cliente indeciso comprar para ganhar. Como?

Ele compra um valor estipulado (R$200,00 ou um valor que seja rentável). O lojista oferece dois acessórios (ou algo como – pratos, chocolates, cortes de cabelo, por exemplo) e ele vai escolher entre as duas opções para ganhar como brinde. Aproveite a parceria com outros associados!

  • Cliente é o rei

Colocar um adesivo de chão nas lojas com a frase: “pise aqui para se sentir como uma rainha/rei”. Quando o cliente pisa, o lojista e funcionário fazem reverencia a ele e um deles traz a coroa para coroá-lo e entrega um voucher, parabenizando pelo dia do cliente e dando desconto na própria loja, brinde ou alguma permuta com outra loja.

  • Banner para foto

Colocar banner interativo na porta da loja para as pessoas tirarem foto e compartilharem na internet com a #quempodepode e ganharem desconto na loja.

  • Coroando o cliente

Vamos fazer coroas em adesivos para que as lojas coloquem nas vitrines ou nos provadores e interior das lojas, sugerindo que os clientes tirem fotos com as peças para postar em suas redes e marcar o estabelecimento.

Promova a campanha em seu comércio. Baixe o material de divulgação aqui.

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