Dia dos Avós: uma boa oportunidade para potencializar as vendas

Publicado em 15 de Julho de 2024.

Celebrado em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data especial que vem ganhando destaque no calendário do varejo brasileiro

Celebrado em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data especial que vem ganhando destaque no calendário do varejo brasileiro. Mais do que um momento para homenagear essas figuras tão importantes, o momento representa uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os consumidores.

Com o envelhecimento da população e o aumento do poder de compra dos idosos, o mercado voltado para esse público tem mostrado um potencial de crescimento significativo.

Entendendo o potencial do Dia dos Avós

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros segue aumentando. No início do século, a estimativa de vida era de 34 anos. Nos anos 2000, essa média deu um salto, com uma pessoa no país vivendo até os 70 anos. Já a projeção feita pelo IBGE para 2060 é de que uma pessoa no Brasil possa viver em média até os 81 anos. Esse aumento na longevidade significa que, possivelmente, há mais avós no país para serem agraciados com mimos e homenagens. Assim, empresas podem, e devem, explorar a data para criar campanhas promocionais que aproveitem a sensibilidade e a importância deles nas famílias.

O aumento da expectativa de vida também vem acompanhado de um maior poder de compra entre os idosos. Muitos avós hoje possuem uma renda estável, seja através de aposentadorias ou investimentos. Este segmento de consumidores está cada vez mais integrado à vida digital, realizando compras online e acompanhando tendências. Entender este potencial de mercado é crucial para desenvolver técnicas que atinjam diretamente este público e aproveitem ao máximo o Dia dos Avós. Confira cinco boas estratégias:

Campanhas nostálgicas

A nostalgia tem um poder único de criar uma conexão emocional profunda, que pode ser explorada para fortalecer a relação entre a marca e o consumidor.

As campanhas nostálgicas não apenas atraem os avós, mas também os filhos e netos que desejam presenteá-los. Mostrar produtos que tenham um valor sentimental ou que lembrem momentos especiais pode incentivar a compra. Além disso, essas campanhas podem destacar a importância dos avós nas famílias, promovendo valores de amor e cuidado que são caros a muitas pessoas. Desta forma, além de promover produtos, a marca também reforça sua imagem positiva junto ao público.

Descontos exclusivos

Oferecer descontos especiais em produtos populares entre os avós, como eletrônicos, livros, roupas e itens de cuidados pessoais, pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas. Campanhas promocionais que oferecem benefícios exclusivos para os avós não só aumentam a percepção de valor, mas também demonstram respeito e consideração pelo público idoso.

Os descontos exclusivos podem ser anunciados através de diferentes canais, incluindo redes sociais, e-mails marketing e anúncios em plataformas digitais. A ideia é criar um senso de urgência e exclusividade que motive os consumidores a aproveitarem as ofertas. Além disso, personalizar essas promoções para destacar produtos que realmente interessam aos avós pode aumentar ainda mais a efetividade da campanha.

Compra personalizadas

O atendimento personalizado deve ir além de simplesmente sugerir produtos. Envolver os avós no processo de compra, oferecendo consultoria e assistência, pode tornar a experiência mais agradável e memorável. Esse tipo de atendimento mostra que a marca realmente se importa com o cliente, o que pode aumentar a fidelização. Além disso, lojas físicas podem criar espaços específicos dedicados aos avós, com produtos selecionados e atendimento especializado.

Treinar a equipe para entender as necessidades dos avós e oferecer recomendações adequadas é uma prática que pode fazer toda a diferença.

Parcerias

As parcerias estratégicas ampliam o alcance da campanha e agregam valor ao produto oferecido. Por exemplo, um pacote de presentes que inclui flores, chocolates e um cartão personalizado pode ser muito atraente para quem procura um presente completo. Essas colaborações não só aumentam as vendas, mas também fortalecem o relacionamento com outras empresas, criando uma rede de apoio mútuo. Além disso, os clientes percebem a marca como inovadora e comprometida em oferecer o melhor.

Influenciadores podem compartilhar suas próprias experiências e histórias envolvendo seus avós, criando uma conexão emocional com o público.

Conteúdo educativo

O conteúdo educativo não só informa, mas também inspira os consumidores a valorizar e homenagear seus avós. Produzir conteúdos que agreguem valor, como guias de presentes para avós, dicas de atividades para fazer juntos e artigos sobre a importância dos avós na família, é uma maneira eficaz de engajar o público. Publicações em blogs, vídeos e postagens em redes sociais que abordem esses temas podem ajudar a atrair e manter a atenção dos consumidores, promovendo a marca de forma orgânica e educativa.

Além disso, conteúdos que destacam a importância dos avós na família reforçam valores positivos e fortalecem a imagem da marca. Ao agregar valor através de conteúdo educativo, a empresa não apenas promove seus produtos, mas também constrói uma relação de confiança e lealdade com o público.