Dia Livre de Impostos acontece dia 06 de junho em todo o país

Publicado em 28 de Maio de 2024.

Em Divinópolis a ação é coordenada pela CDL e contará com a participação de lojistas de diferentes segmentos, posto de gasolina e supermercados.

O Dia Livre de Impostos acontece no dia 06 de junho, quando lojistas vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto. O intuito é conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação, lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

Em Divinópolis a ação é coordenada pela CDL e contará com a participação de lojas de diferentes segmentos, posto de gasolina e supermercados.

O Posto Soberano por exemplo, comercializará 1.000 litros de gasolina comum sem a incidência de impostos a R$ 3,76 e a Drogaria Araújo também vem com a ação em suas lojas, mostrando como a carga tributária é pesada nesse segmento.

“O Dia Livre de Impostos é uma importante campanha para conscientizar sobre o impacto dos impostos em nosso poder de compra e no desenvolvimento de nossas empresas. O Brasil precisa de um ambiente de negócios menos burocrático e mais eficiente, com um sistema de arrecadação justo que aumente a competitividade, a produtividade e reduza as desigualdades sociais. Por isso, a CDL mobiliza lojistas e consumidores para esse grande movimento”, destaca a Presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões.

O prazo de inscrição para empresários cadastrarem sua loja no site oficial do DLI é até o dia 5 de junho de 2024, às 22h e fazer parte desse movimento que conscientiza a população sobre a carga tributária: https://www.dialivredeimpostos.org.br/

Conscientização e protesto

A ação tem como objetivo mostrar a população como as taxas são abusivas e reduz o poder de compra do cidadão. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Para chamar atenção dos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento das empresas.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

Para saber as empresas participantes de cada região e também os lojistas que venderão de maneira online, acesse o site: www.dialivredeimpostos.org.br. No site, os consumidores poderão ver o comparativo dos valores dos produtos e serviços com e sem os impostos cobrados. O ato educativo elucida a população em relação a quanto a carga tributária impacta em sua rotina diária e no seu poder compra.