15ª edição do Dia Livre de Impostos acontece nesta quinta-feira, 27/05

Publicado em 26 de Maio de 2021.

Mais de 1700 estabelecimentos comerciais em todo o país estão cadastrados para participar da 15ª edição do Dia Livre de Impostos

Mais de 1700 estabelecimentos comerciais em todo o país já estão cadastrados para participar da 15ª edição do Dia Livre de Impostos, que será realizado nesta quinta-feira, 27/05. Em Minas Gerais, cerca de 600 lojas inscritas, dos mais variados segmentos.

O objetivo da iniciativa é materializar como a tributação engloba grande parte do preço repassado aos consumidores. Dessa forma, os lojistas participantes da ação vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

Todos os dias, ao comprar qualquer produto, de um simples lápis de escrever a um a aparelho de TV, o consumidor pode sentir no bolso o peso dos impostos. Esse valor varia de item para item, mas o fato é que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. E é com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre essa realidade, que a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem, a 15ª edição do Dia Livre de Impostos.

A ideia o é materializar como a tributação engloba grande parte do preço repassado aos consumidores. Dessa forma, os lojistas participantes da ação vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

“Nesta data queremos conscientizar a população a respeito da cobrança excessiva de impostos no Brasil e, também, pela falta de retorno desses impostos em serviços que atendam às necessidades da população brasileira”, afirma  o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra. O dirigente ressalta também que o DLI nos mostra a urgência de avançarmos com a Reforma Tributária no país, sobretudo diante dos impactos da pandemia. “Fica cada vez mais difícil estimular o investimento e promover a retomada do crescimento econômico com um modelo fiscal que pune quem mais gera emprego no país”, afirma.

Segundo o coordenador da CDL Jovem em Minas Gerais, Fernando Cardoso, para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. “O DLI é importante para mostrar à sociedade que a alta carga tributária, além de impactar nos preços dos produtos, na geração de emprego e no crescimento das empresas, não traz o retorno esperado à população no que diz respeito à educação de qualidade, saúde e segurança”, destaca.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal, com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI ou para participar do movimento, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br.