Dia Livre de Impostos movimenta lojistas em Divinópolis

Publicado em 13 de Junho de 2024.

Posto de gasolina, drogaria, loja de cosmético, material de construção, utilidades para casa, dentre outras, participaram da ação comercializando produtos sem incidência de impostos

No dia 06 de junho, Divinópolis uniu-se à mobilização nacional do Dia Livre de Impostos (DLI), uma campanha que teve como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga no Brasil. Nesta data, comerciantes locais ofereceram produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes, proporcionando descontos que chegaram a 70% do valor final.

Objetivo da Campanha

O DLI, realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), buscou alertar a população, o poder público e o varejo sobre o impacto significativo dos impostos no preço dos produtos e serviços. A ação envolveu lojas de rua, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviços e postos de gasolina.

Participação em Divinópolis

Em Divinópolis, a ação foi coordenada pela CDL Divinópolis e contou com a adesão de diversos segmentos do comércio local, incluindo lojas de diferentes setores, postos de gasolina e supermercados. Entre os participantes, o Posto Soberano vendeu 1.000 litros de gasolina comum sem impostos a R$ 3,76 por litro. A Drogaria Araújo também participou, evidenciando a pesada carga tributária no setor de medicamentos.

Mônica Simões, Presidente da CDL Divinópolis, destacou a importância da campanha: "O Dia Livre de Impostos foi uma importante iniciativa para conscientizar sobre o impacto dos impostos no nosso poder de compra e no desenvolvimento das empresas. O Brasil precisa de um ambiente de negócios menos burocrático e mais eficiente, com um sistema de arrecadação justo que aumente a competitividade, a produtividade e reduza as desigualdades sociais. Por isso, a CDL mobilizou lojistas e consumidores para esse grande movimento."

A CDL Divinópolis celebra o sucesso deste importante movimento em prol de um sistema tributário mais justo e equilibrado, agradecendo a todos os participantes e consumidores que contribuíram para a realização do Dia Livre de Impostos.

Conscientização e Protesto

A ação do DLI teve como principal objetivo mostrar à população como as taxas são abusivas e reduzem o poder de compra dos cidadãos. Foi um dia em que lojas e consumidores se uniram em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária no Brasil, chamando a atenção dos governantes para a burocracia fiscal que penaliza o consumo e dificulta o ambiente de negócios e o desenvolvimento das empresas.

Para se ter ideia do tamanho da arrecadação federal, de janeiro a abril de 2024, segundo a Receita Federal do Brasil (RFB), foram mais de R$ 886 bilhões. Ou seja, acréscimo de 8,13% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados podem ser conferidos no site do órgão.

Assim, com o intuito de materializar como as taxas representam grande parte do preço dos produtos, a proposta aos lojistas integrantes da campanha foi comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes, possibilitando descontos de até 70%. Importante frisar que os impostos dos produtos vendidos no DLI são recolhidos normalmente pelos empresários, que arcam com este custo.

Resultados do DLI no país

Neste ano, todos os 26 estados e o Distrito Federal contaram com participantes, com expectativa de ter sido ultrapassada a marca de 50 mil lojistas de 2023 – os números oficiais de lojas ainda serão levantados pela CNDL. Porém, já foi mensurado que o site da campanha teve 613 mil interações só no dia 06 de junho, dia nacional da mobilização, mas ao longo de maio e junho, a webpage contou com quase 1.5 milhão de interações para conhecer os produtos livres de impostos. Ao todo, foram cadastrados na plataforma 2.205 itens/serviços em mais de 30 categorias.