Dicas de como aumentar sua pontuação seu Score de crédito

Publicado em 24 de Junho de 2021.

Muitos consumidores ainda têm dúvidas ou desconhecem o que é o SPC Score e como essa ferramenta pode influenciar em suas compras ou acesso ao crédito no mercado.

Não basta ter o CPF limpo no SPC, a sua pontuação do Score depende do seu histórico de comprador e pagador.

O SPC Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O Score de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.

Ou seja, Score é uma ferramenta que indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta.

A CDL Divinópolis separou para você algumas dicas para aumentar a pontuação do Score, mas primeiramente é preciso entender que as ações para aumentar o score não têm efeito imediato. O Score é como um currículo de sua vida financeira.

Além disso, ter uma boa pontuação não é garantia de aprovação imediata do crédito. As empresas possuem seus próprios critérios de análise. E podem não consultar o Score de crédito do consumidor na hora de oferecer crédito a ele.

Mas o fato é: uma boa pontuação pode ajudar a conseguir de forma mais fácil aquele financiamento tão desejado.

1) Quite suas pendências financeiras

Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade. Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro.

Na CDL Divinópolis o consumidor pode consultar seu CPF e caso tenha algum registro e a empresa esteja na Central de Negociação o consumidor também pode realizar a negociação, agilizando o processo de quitação da dívida.

Agora, se você limpou seu nome recentemente e seu score ainda não subiu? É preciso ter paciência e manter a pontualidade nos próximos meses. Você precisa mostrar que seu comportamento mudou e que a sua pontualidade é permanente.

Quanto mais tempo você mantiver esse novo comportamento, de pagar em dia suas contas, melhor. Assim, nos próximos meses, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito para você.

2) Mantenha seus dados atualizados

Manter seus dados pessoais sempre atualizados na base do SPC. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

3) Pague suas contas em dia

Se puder, inclua todas as contas no débito automático. Basta solicitar às empresas de energia elétrica, telefonia e gás. Hoje a maioria das empresas já oferecem essa facilidade. Assim você não corre o risco de esquecer uma conta e ter seu nome negativado por conta deste descuido.

Atenção ao Golpe do aumento do Score

Não é possível pagar para aumentar o score. Golpistas oferecem esse tipo de serviço, mas isso não é possível. Não acredite em quem diz que pode aumentar seu Score.