‘Dinheiro esquecido’ em bancos pode ser sacado a partir de hoje (7/3)

Publicado em 7 de Março de 2023.

Até o último domingo, quase 20 milhões de consultas haviam sido feitas

O Banco Central informou que o sistema de Valores a Receber será reaberto às 10h de desta terça-feira, dia 7 de março. Os clientes de bancos vão poder pedir o saque do dinheiro e saber quanto vão receber. Até então o BC havia liberado apenas a consulta para a pessoa saber se tinha ou não dinheiro esquecido nas contas. Mas não era possível saber o valor nem realizar saques. As consultas ao sistema de valores a receber do Banco Central somaram 15 milhões em apenas três dias que ficou aberta, entre 28 de fevereiro e 2 de março, segundo balanço do BC.  A estimativa é de que cerca de R$ 7 bilhões estarão disponíveis para saques

Os cidadãos podem conferir no site valoresareceber.bcb.gov.br se têm algum dinheiro esquecido em bancos e financeiras. É preciso informar o CPF, para consultas de pessoas físicas, ou o CNPJ, para pessoas jurídicas. Também é necessária a data de nascimento ou de abertura da empresa. A liberação do dinheiro começará às 10h de terça-feira (7). Do total de consultas, 4 milhões resultaram em direito de sacar o dinheiro esquecido e 11 milhões não tinham valores a receber. Nesta fase, será liberado dinheiro a quem não sacou na primeira rodada, em 2022, e a herdeiros de pessoas falecidas que tenham valores.

ONDE OS BRASILEIROS ESQUECERAM DINHEIRO

Instituição – Valores – Beneficiários

• Bancos – R$ 3.187.355.784,83 – 28.308.773
  • Administradoras de consórcio – R$ 2.149.913.448,90 – 8.901.738
  • Cooperativas – R$ 602.764.641,30 – 2.437.485
  • Instituições de pagamento – R$ 96.135.472,69 – 1.733.340
  • Financeiras – R$ 40.286.992,88 – 3.078.240
  • Corretoras e distribuidoras – R$ 9.464.761,52 – 11.791
  • Outros – R$ 1.920.882,18 – 192

COMO TER ACESSO AO DINHEIRO ESQUECIDO

Para solicitar o dinheiro ao banco ou financeira, será preciso acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir das 10h de terça. Antes, porém, o cidadão precisa fazer a consulta. No dia 7, ao abrir a página, será preciso clicar em “Acessar o SVR”. Para receber o montante, o cliente deve ter conta no sistema Gov.br nível prata ou ouro.

COMO CONSULTAR OS VALORES A RECEBER

O único site onde o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas que já morreram é o valoresareceber.bcb.gov.br.

• Acesse o site e clique em “Consulte se tem valores a receber”
  •  Informe o tipo de documento, se é CPF ou CNPJ
  •  Informe a data de nascimento sua ou da pessoa que morreu, para consulta de pessoas físicas, ou de abertura da empresa, para pessoas jurídicas
  •  Clique em “Consultar”
  •  A única informação disponível será se há ou não valores a receber; o total só será liberado na terça-feira (7), a partir das 10h

COMO SOLICITAR O DINHEIRO ESQUECIDO

• 1. Na página dos valores a receber, vá em “Acessar o SVR”
  • 2. Depois, faça login com sua Conta gov.br; pessoas físicas precisam ter nível prata ou ouro para acessar o sistema
  • 3. Acesse “Meus Valores a Receber”
  • 4. Leia atentamente e, depois, aceite o “Termo de Ciência”
  • 5. O sistema irá exibir dados como valores, nome da instituição devedora e outras informações
  • 6. Se o sistema indicar a opção “Solicitar por aqui”, será preciso selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais (guarde o número do protocolo)
  • 7. Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, mas não apresente a possibilidade de informar a chave Pix, entre em contato com a instituição financeira pelo telefone ou pelo email informado para combinar a forma de devolução

O QUE APARECERÁ AO FAZER A CONSULTA

• O valor a receber
  • O nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor
  • A origem (tipo) do valor a receber
  • Mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso

MAIORIA TEM DIREITO DE RECEBER ATÉ R$ 10

A segunda fase de liberação dos valores a receber deve frustrar novamente quem tem dinheiro esquecido. Do total de 40,9 milhões de brasileiros com direito de resgatar algum valor, 29,3 milhões vão receber até R$ 10. Apenas 643 mil terão direito a valores acima de R$ 1.000.

Fonte: O Tempo