Divinópolis fecha o ano com saldo positivo de 4 mil novas empresas constituídas

Publicado em 10 de Fevereiro de 2022.

Comércio varejista se mantém como setor com mais empresas ativas

Monitoramento Econômico apresentado à CDL Divinópolis, pelo Instituto Vitaltec, com base nos dados do Ministério da Economia, aponta que no acumulado do ano de 2021 foram constituídas 7.054 novas empresas em Divinópolis e extintas 3.053, resultando num saldo positivo de 4.001.

No mês de dezembro existiam 34.070 empresas ativas, quando foram constituídas 417 empresas e foram extintas 238, saldo de 179 neste mês. Desde outubro nota-se uma certa estabilidade no número de empresas fechadas na cidade, no entanto, dezembro foi responsável pelo sexto mês seguido de queda no número de empresas constituídas no município.

Em comparação com dezembro de 2020, houve majoração de 3,5% no total de empresas abertas e 24% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Para o economista da Vitaltec, Leandro Maia, é preciso observar o comportamento dos setores econômicos ao longo de 2022 para uma análise mais assertiva. “Apesar do saldo ser positivo no fechamento de 2021, Divinópolis fica atrás de Nova Serrana no acumulado do ano. É relevante destacar a diminuição do número de empresas abertas no segundo semestre de 2021 e o número de empresas fechadas manteve-se constante, o que pode demonstrar a perda da capacidade produtiva do município e consequentemente pode refletir também na geração de emprego e renda na cidade. Temos que verificar ao longo do ano 2022 como será o comportamento para uma análise mais profunda. A princípio, os indicadores econômicos não são favoráveis para o empreendedor, pois temos uma taxa de juros bastante elevada decorrente da alta da inflação, que tem afetado diretamente no consumo, refletindo nas vendas do comércio e da indústria”, explica Leandro.

Comércio varejistas possui maior número de empresas ativas

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, nota-se como no resto do país, uma forte presença do setor terciário.

As atividades com os maiores números de empresas ativas até dezembro eram: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabeleireiros e manicures, confecção de vestuários, promoção de vendas e obras.

Número de Empresário Individual registra aumento significativo

De janeiro até dezembro de 2021 foram registrados aumentos significativos de empresas caracterizadas como empresário individual tanto no Brasil quanto em Divinópolis. Do total de empresas existentes em dezembro de 2021, 73,2% eram caracterizadas por empresários individuais, 22,7% de sociedades limitadas e somente 3,23% eram Eireli.

Divinópolis fica atrás de Nova Serrana no saldo de empresas abertas

No ano de 2021, entre as maiores cidades da região Centro-Oeste, a cidade de Divinópolis se destacou pelo maior número de empresas abertas 7.054, porém a cidade de Nova Serrana apresentou o maior saldo de negócios constituídos 4.343, em seguida ficaram, Divinópolis com 4.001, Pará de Minas com 1.259 e Itaúna com 1.234 unidades.

Desburocratização reduz tempo de abertura de novas empresas

O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 24 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é de 41 horas e em Divinópolis aproximadamente 20 horas.

O tempo médio para abertura de uma empresa no Brasil caiu quase pela metade em 20 meses, devido a medidas de simplificação decorrentes da Lei da Liberdade Econômica e da transformação digital.

Também deve-se destacar o bom desempenho na diminuição da burocracia para abertura de novos negócios em Divinópolis, uma vez que, em janeiro de 2021 eram necessárias 56 horas em média para a abertura de uma nova empresa e em dezembro o tempo médio caiu para 20 horas.