Divinópolis recebe Dia “D” de inclusão da pessoa com deficiência no mercado

Publicado em 18 de Outubro de 2019.

Essa é uma ação promovida pelo Governo Federal em parceria com a SEDESE e parceiros

O Dia “D” de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é uma ação promovida pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social visando garantir a cidadania das pessoas com deficiência e o acesso a direitos. Nesse ano de 2019, o evento recebe o apoio do Sistema S, Ministério da Economia, Câmara de Vereadores de Divinópolis, CDL Divinópolis, Escola Raio de Sol, Adefom, APAE, Instituto Helena Antipof, CEFET, Unifenas e Entidade Dividown.

O objetivo principal no evento é reunir trabalhadores com deficiência e os empregadores para motivar o cumprimento da Lei de Cotas (Lei 8.213/91). A promoção de direitos, a melhoria dos serviços públicos, a acessibilidade, a inclusão social e o acesso às políticas públicas são fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ingressar no mercado de trabalho.

Programação:

Dia 22/10/2019 (terça-feira)

Público: Familiares e pessoas com deficiência

Local: Senac – Av. Antônio Olímpio de Morais, 293 - Centro

Palestras:

-O desempenho funcional no cotidiano da pessoa com deficiência - Karine de Oliveira, Terapeuta Ocupacional

-Benefício de Prestação Continuada BPC, posso perdê-lo se começar a trabalhar? - Ketry Barros Martins Tavares - assistente social do setor de reabilitação do INSS - gerência Divinópolis

-O que é a lei de cotas? E o programa jovem aprendiz? – Gleidson Nonato da Silva, Gerente substituto da Gerencia Regional do Trabalho em Divinópolis-MG.

Dia: 29/10/2019 (terça-feira)

Público: Gestores e empresários.

Local: Senac – Av. Antônio Olímpio de Morais, 293 - Centro

Palestras:
- Apresentação de vídeo de experiência exitosa de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho - Renata Almada - Diretora Escola Municipal Raio de Sol.

- Tipos de deficiência. Do que são capazes? – Karine Ferreira (Terapeuta Ocupacional)

- O Adulto com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista do Século XXI: Independência Pessoal, Produtividade e Qualidade de Vida - Júnior Ferreira e Renata Brasil Velloso, Psicólogos e Diretores do Dia Dia Educação Especializada.

- Legislações sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho – Gleidson Nonato da Silva, Gerente substituto da Gerencia Regional do Trabalho em Divinópolis-MG.

Mais informações: Sedese - (37) 3216-5047