Divinópolis registra queda na abertura e fechamentos de empresas

Publicado em 8 de Junho de 2021.

Abril apresenta o menor número na constituição de empresas no quadrimestre

De acordo com o Ministério da Economia, em relatório apresentado pelo Instituto Vitaltec à CDL Divinópolis, no mês de abril foram constituídas 487 empresas e foram fechadas 221, registrando saldo de 266. Com relação ao mês de março houve uma queda de 20% no total de empresas constituídas e aumento de 45% em comparação com abril de 2020, nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídica das empresas. Pelo terceiro mês consecutivo houve diminuição de aberturas de empresas na cidade.

Até o mês abril de 2021 existiam 30.741 empresas ativas em Divinópolis. Analisando os segmentos econômicos com maior número de empresas constituídas em Divinópolis, nota-se, como no resto do país, uma forte correlação com os setores de serviços e comércio. As atividades que mais se destacaram na cidade foram: comércio varejista do vestuário, promoção de vendas, obras de alvenaria, serviços de cabeleireiros e manicures e preparação de documentos.

Durante o ano de 2020 e os quatro primeiros meses de 2021 foram registrados aumentos significativos de empreendimentos caracterizados como empresário individual, na cidade. Do total de empresas constituídas em abril 86,90% eram caracterizadas por empresários individuais e 11,43% de sociedades limitadas e somente 1,46% Eireli.

Em abril, foi verificada a abertura de 418 empresários individuais, representando um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano de 2020. Somente no primeiro quadrimestre de 2021 foram abertos 2.037 empresários individuais na cidade.

A modalidade de microempreendedores individuais (MEI) tem se destacado em todo o país devido ao processo simplificado para abertura de empresas e regime especial de tributação.

Análise regional

Dentre as maiores cidades da região Centro-Oeste, a cidade de Divinópolis registrou o maior número de firmas constituídas com 487 e o maior número de empresas extintas, 221, resultando num saldo positivo de 266. Em segundo lugar ficou o município de Nova Serrana com 312 novos CNPJs e 78 empresas fechadas, contabilizando um saldo de 234. Em seguida ficou a cidade de Itaúna, com 160 constituídas e 44 extintas, saldo 116 e Pará de Minas com 155 empresas abertas, 60 unidades extintas e saldo de 95.

Tempo médio para abertura de empresas

O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 3 dias e 5 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é ainda menor 2 dias e 15 horas e em Divinópolis 4 dias.