Divinópolis registra saldo negativo na abertura e fechamento de empresas

Publicado em 24 de Setembro de 2020.

Município foi o único de Minas a apresentar um número maior de empresas extintas contra empresas abertas em 2020.

Após seis meses do fechamento total do comércio em decorrência da pandemia, o funcionamento normal das atividades, em Divinópolis, ainda não foi totalmente reestabelecido. Os horários de fechamento das lojas seguem restritos, mesmo que o município tenha avançado para a Onda Verde, no programa Minas Consciente.

Exatamente no dia 24 de março, a Prefeitura de Divinópolis, decretou o fechamento, a partir do dia 25 de março, dos estabelecimentos comerciais, com exceção dos considerados essenciais em decorrência do estado de calamidade pública, imposto pela Covid-19.

São seis meses que a população divinopolitana se viu em meio as incertezas e desconhecimentos diante de uma pandemia sem precedentes que afetou o mundo.

O comércio de bens e serviços não essenciais foi bastante afetado e continua sentindo os efeitos da pandemia mesmo com a retomada das atividades. É o que mostra estudo solicitado pela Câmara de Dirigentes Lojista de Divinópolis ao Instituto Vitaltec

Importante destacar que, de acordo com o Ministério da Economia, no Brasil, o segundo quadrimestre de 2020 registrou 19.289.824 empresas ativas, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI). No total das empresas ativas do país a grande predominância de atividades do setor terciário da economia, relativas ao comércio e prestação de serviços, representando mais de 80% dos empreendimentos ativos no país nesse segundo semestre.

Abertura e fechamento das empresas

Em Divinópolis, de janeiro a agosto a cidade de Divinópolis registrou 480 empresas extintas contra 435 empresas abertas, resultando num saldo negativo de 45.

O estudo mostra que em Minas Gerais, Divinópolis é a única, dentre as principais cidades listadas no estudo, que apresentou um número maior de empresas extintas em comparação ao número de empresas abertas em 2020. Em comparação ao mesmo período de 2019 a cidade demonstrou uma queda de 15% na constituição de novas empresa e um importante aumento de 33% no fechamento de firmas.

Esses dados mostram que a cidade está numa direção oposta à média do país, pois em 2020 foram abertas 2.165.010 empresas contra 686.500 empresas extintas. Considerando as principais cidade de Minas Gerais também houve um saldo de empresas constituídas superior ao número de empresas fechadas, 17.039 e 12.450 unidades respectivamente, deve-se destacar que os dados de Minas Gerais não abrangem os MEIs.

Emprego

Somente em abril desde ano, foram eliminados 1.543 postos de trabalhos, de março até junho foram extintos 2.770 postos de empregos na cidade. No entanto, observa-se que o período mais agudo da crise já se encontra superado, pois a partir de maio houve uma diminuição da taxa de demissões, chegando em julho com um saldo positivo de 86 vagas criadas. Os dados de agosto ainda não foram disponibilizados pelo Caged.

Seguro desemprego

Da primeira quinzena de agosto de 2019 até a segunda quinzena de fevereiro de 2020 houve uma trajetória de queda no número de requerimentos. No entanto, de fevereiro até a abril de 2020 as solicitações de seguro desemprego saltaram de 226 para 823. Já, nos meses subsequentes ao mês de abril, registraram-se quedas consecutivas das solicitações, chegando na segunda quinzena de agosto com valores abaixo do mesmo período de 2019, este comportamento pode ser mais um indicativo de que a fase mais crítica da crise já passou.

Baixe a análise completa!