Festival gastronômico online delivery gera renda em tempos de pandemia

Publicado em 14 de Maio de 2020.

Edição especial do festival Prato da Casa movimenta bares, hamburguerias e restaurantes de Divinópolis

Há 16 anos o Festival Prato da Casa movimenta os bares de Divinópolis e região. Mais de 150 bares passaram por algum projeto relacionado ao Prato da Casa por ano. Seja em consultorias, palestras, festivais gastronômicos, feiras e promoções. Valorizando a culinária e fortalecendo o segmento na região.

Com a pandemia do novo coronavírus, impossibilitando a realização de eventos e restringindo a abertura de bares e restaurantes para evitar aglomeração de pessoas, o idealizador do projeto e botequeiro, Gustavo Bicalho, teve a brilhante ideia: Prato da Casa Delivery, o primeiro festival gastronômico online delivery do Brasil.

“Com a pandemia, uma crise que ninguém tem culpa se instalou mundialmente colocando como um dos principais prejudicados os eventos que envolvem grande público e comércios que geram aglomeração de pessoas. Logo, o ramo de entretimento de eventos e bares foram os grandes alvos de proibição de funcionamento. A opção eram somente duas: Desistir ou inovar. A primeira sem dúvida é a mais fácil, porém mais dolorosa. A segunda, a ideia, permitiria a continuidade de ambas as partes caso uma forte estratégia fosse criada”, conta Gustavo.

Com a ideia na cabeça e a vontade de ajudar, Gustavo uniu a classe da alimentação fora do lar e realizou uma pesquisa com aproximadamente 100 empresários, dos quais 80% acreditou que o projeto inovador poderia sim dar um estímulo ao mercado. A partir de então, o Prato da Casa Delivery saiu do papel.

Mobilizar o público para comprar a ideia foi mais fácil, com o nome já consolidado em Divinópolis e região como o maior festival de comida de boteco, as redes sociais como ferramenta, pessoas confinadas em casa e muita comida gostosa, ingredientes completos para o sucesso do Prato da Casa Delivery, possibilitando aos participantes darem a volta por cima, movimentando seu negócio.

“Este projeto leva a energia de “botecar” para dentro das casas dos apaixonados por bares e restaurantes. Foram selecionados 28 estabelecimentos entre bares, botecos, pizzarias, hamburguerias e 42 pratos criados para a modalidade Delivery”, explica Bicalho.

Nos dois primeiros dias foram totalizados 1.600 votos captados on-line, pelo site www.pratodacasa.com.br. O projeto recebeu o apoio de grande empresas divinopolitanas que criaram paralelamente algumas ações para dar mais força ao festival.

“A Codil por exemplo, está doando um prato de arroz para cada prato vendido. A Honda irá homenagear o melhor entregador, uma vez que o prêmio de melhor garçom não será possível. Nos primeiros dias, ultrapassamos os milhares de pratos vendidos”, comemora Gustavo.

O festival criou as seguintes categoria:

Quentinha para almoço

Jantinha

Burguer

Pizza

E a tradicional, COMIDA DE BOTECO.

Os participantes são avaliados pelo qualidade do prato, atendimento, entrega e temperatura do prato. E todos os procedimentos e medidas sanitárias são rigorosamente observados.

O que podemos tirar de toda essa crise?

“Ela nos fez perceber uma demanda de mercado que estava ali, esperando um momento de foco e atenção. A pandemia vai embora, a modalidade Delivery se transformará na ferramenta de seleção dos bares participantes do Prato da Casa. A modalidade Delivery será realizada 4 vezes ao ano, promovendo empresas que não recebem clientes In loco", conclui Bicalho.