Governo lança ‘emprestômetro’ para divulgar crédito a micros e pequenas empresas

Publicado em 13 de Julho de 2020.

Ferramenta possibilita o acompanhamento dos valores contratados por meio dos principais programas públicos de crédito

O Ministério da Economia lança recurso que vai mostrar em tempo real os valores liberados pelos programas públicos de crédito. Chamada de ‘emprestômetro’, a ferramenta vai permitir o acompanhamento online do total de valores contratados por meio dos principais programas públicos de crédito, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), constituído pelo Sebrae em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Segundo os dados do emprestômetro, no  Pronampe, programa com garantia do governo voltado para micro e pequenas empresas, já foram contratados R$ 6,1 bilhões em empréstimos.

De acordo com Carlos da Costa, esse número mostra que crédito está chegando onde precisa. “O programa está funcionando. O crédito está chegando na ponta. Nós inclusive já estamos preocupados, porque os R$ 15,9 bilhões que alavancam R$ 18 bilhões na ponta vão terminar em breve”, afirmou Costa.

O emprestômetro também reúne as concessões da linha da Caixa em parceria com o Sebrae para micro e pequenas empresas, que emprestou R$ 1,8 bilhões e do programa para pagamento de salários, que já concedeu R$ 4,5 bilhões.

CDL Divinópolis já viabilizou mais de meio milhão de reais durante a pandemia

Atuando como correspondente bancário do BDMG, somente no período de abril a junho, em Divinópolis, a CDL viabilizou uma injeção de mais de meio milhão de reais no mercado, através da concessão de crédito, contribuindo para a manutenção das empresas da cidade.

A CDL, com o BDMG PRONAMPE, contribui para que os recursos do Governo Federal alcançe quem realmente precisa, os micro e pequenos empreendedores.

Saiba como ter acesso ao PRONAMPE pelo telefone (37) 3229-7200, em seguida selecione a opção 2.  Mais informações aqui.

Conheça o Emprestômetro – Versão Beta