Impostômetro chega a R$ 1 trilhão mais cedo neste ano

Publicado em 28 de Abril de 2023.

A volta da cobrança dos impostos federais sobre combustíveis já surte efeito na arrecadação

O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), exibiu a marca de R$ 1 trilhão na última quarta-feira (26/04) ao meio-dia. O montante se refere a impostos, taxas e contribuições que já foram pagos pelos brasileiros desde o início do ano. Também entram na conta multas, juros e correção monetária.

A marca foi alcançada com sete dias antes de antecedência em relação ao ano passado. Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, o motivo para a discrepância na celeridade é o aumento dos preços. Funciona assim: quanto mais alta a inflação, mais caros ficam os produtos e consequentemente maior é a parcela que os governos federal, estadual e municipal arrecadam.

“A alta de impostos que tivemos aconteceu pelo aumento da inflação, que incide diretamente nos preços dos produtos e eleva a arrecadação”, disse.

Esse quadro não deve mudar tão rápido. No Dia das Mães, espera-se que a carga embutida nos presentes pesem no bolso dos filhos.

Para se ter ideia, os perfumes (nacionais) podem chegar a ter até 69,13% de tributos embutidos no preço. Já no caso das joias, podem chegar a 50,44%, de acordo com cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Dia Livre de Impostos

Foi também na última quarta-feira que a CDL Jovem lançou a 17ª edição do Dia Livre de Impostos. Neste ano, o DLI vai acontecer no dia 25 de maio, em todo o país, com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no Brasil.

Em 2022, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal e a colaboração de mais de 40 mil varejistas que ofereceram produtos com até 70% de desconto.

“O Dia Livre de Impostos busca gerar um debate saudável sobre a questão tributária e promover mudanças que levem a uma tributação menos pesada para todos”, salienta o coordenador estadual da CDL Jovem em Minas, Rafael Rocha.

Segundo Rocha, a expectativa para 2023 é que o DLI seja ainda maior e que mais CDLs em todo país participem.

Para mais informações, acesse o site do DLI, clicando aqui.