Divinópolis está classificada em qual Onda do Minas Consciente?

Publicado em 14 de Janeiro de 2021.

A cidade passa para a fase mais restritiva do programa e aguarda decreto da Prefeitura com orientações sobre o funcionamento do comércio

A Microrregião Divinópolis atinge 20 pontos no Minas Consciente e regride para Onda Vermelha, novamente, a fase mais restritiva do programa do Governo Estadual. A mudança foi anunciada em relatório, pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Covid-19, após reunião realizada hoje (14/01).

Mesmo com a macrorregião Oeste na Onda Vermelha, a cidade permaneceu até ontem, quarta-feira (13/01), na Onda Amarela, porque a Microrregião, na qual Divinópolis está inserida, encontrava-se nessa fase, tendo o gestor municipal a autonomia de decisão em permanecer na Amarela ou regredir para Vermelha. Optando o município a permanecer na Onda Amarela.

No entanto, no relatório de hoje, a Microrregião de Divinópolis regrediu para a ONDA VERMELHA e a cidade deverá adotar as restrições dessa fase. A Prefeitura deve emitir decreto com as orientações sobre o funcionamento do comércio.

Além de Divinópolis, estão inseridas na Microrregião os municípios de São Gonçalo do Pará, Itapecerica, Carmo do Cajuru, Perdigão, Araújos e São Sebastião do Oeste.

Importante ressaltar que, a cidade ao aderir ao Minas Consciente, Divinópolis fica subordinada as decisões do Estado. A Prefeitura pode restringir ainda mais os protocolos estabelecidos pelo programa, mas não flexibilizar.

Qualquer cidadão pode ter acesso às informações através do Relatório de Transparência do Minas Consciente no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia, que é o canal oficial de divulgação do estado.

A CDL Divinópolis aguarda posicionamento da Prefeitura sobre o funcionamento do comércio e prestadores de serviços. As decisões assim que repassadas as entidades serão anunciadas nos nossos canais de comunicação.

A CDL trabalha com base nas informações e decisões da Prefeitura, bem como do Governo do Estado, é importante que lojistas ou colaboradores, ao receberem alguma notícia, que confiram a veracidade da informação nos canais oficiais dos órgãos públicos ou da entidade, antes de compartilhar, evitando disseminar informações inverídicas que podem causa transtornos.

Atuação da CDL Divinópolis

A CDL Divinópolis não possui cadeira no Conselho Municipal de Enfrentamento a Covid-19. No entanto, a entidade trabalha junto com os órgãos públicos buscando ações que contribuam para manutenção e desenvolvimento das empresas na cidade.

Nessa medida, a entidade participou no dia 4 de janeiro de uma reunião com a nova administração municipal, quando foi solicitado pelos empresários, ali representados pela CDL, que o Prefeito avaliasse a possibilidade de exclusão de Divinópolis do Minas Consciente, para que o município tenha autonomia na tomada de decisões. Porém, dos 853 municípios do estado, apenas 3 conseguiram autorização do STF para saírem.

No dia 11, a entidade participou de reunião com a Secretaria de Desenvolvimento para tratar de questões que precisam ser normatizadas para garantir o mínimo de sobrevivência das empresas durantes as fases mais restritivas do Minas Consciente, tais como possibilitar aos lojistas, o recebimento de crediário com hora marcada, trabalho interno e venda por delivery, dos serviços não essenciais. Foi questionado também como será a fiscalização da Vigilância Sanitária aos serviços autorizados a funcionar.

Desde o início da pandemia foram enviados, através da CDL, 11 ofícios para a Prefeitura pedindo a reabertura do comércio e flexibilização de horários. Mapeamos mais de 30 entidades no estado que tentaram ir contra as restrições de funcionamento aplicadas pelo Minas Consciente e em todas, sem exceção, o Tribunal de Justiça não acatou os pedidos.

Nesses momentos, a união é sempre a melhor ferramenta para combater a crise e contribuir para a manutenção dos negócios. Por isso, a CDL vem atuando no oferecimento de serviços que auxiliam empresários na sustentabilidade de seus empreendimentos.

Abaixo o que está permitido funcionar na Onda Vermelha de acordo com Programa Minas Consciente

• Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.