Planejamento Tributário - Vitrine na TV | 13 de agosto de 2019

Publicado em 14 de Agosto de 2019.

A complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras é uma dor de cabeça para os empreendedores. Nessa edição do Vitrine na TV recebemos o Consultor e Professor de Direito Tadeu Saint’ Clair, para falar sobre o assunto. Confira!

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

O Brasil é vice-campeão mundial em matéria de tributação das empresas. Para se ter uma ideia, em 2018 a carga tributária global no País foi de 35,07% do Produto Interno Bruto. Isso quer dizer que que 35,07% de tudo o que foi produzido, de toda a riqueza nacional foi para os cofres do Fisco, sendo as empresas, disparadamente, as que mais contribuíram.

Se estivéssemos em um pais com retorno social adequado, leia-se escolas 100% públicas e de qualidade, saúde pública de fácil acesso e gratuita e segurança pública garantida, não deveríamos estar preocupados. Mas a realidade por aqui é outra. Além de entregar serviços públicos sem a qualidade necessária e esperada, a tendência é que o Fisco tribute cada vez mais e com normas e sistemáticas cada vez mais complexas para o contribuinte.

No que diz respeito a gestão dos valores arrecadados, a realidade também é preocupante, isso por que o déficit público só aumenta; Historicamente e ano após ano, os Governos gastam mais do que arrecadam A previsão para 2019 é que a União fique no vermelho em 104 bilhões de reais, enquanto o estado de Minas Gerais prevê estourar sem caixa em 15 bilhões.

A reforma da previdenciária, se aprovada, poderá dar algum alívio a União, que também cogita iniciar uma reforma tributária, que certamente não vai diminuir os valor dos tributos federais, vai apenas simplificar a forma de arrecadação. Nesse cenário, as empresas, seja qual for o porte e segmento, devem buscar alternativas legais para reduzir a carga tributária, o que se denomina de planejamento tributário.

A escolha do melhor regime de tributação (simples, presumido ou real) não é suficiente; As empresas devem buscar todas as alternativas administrativas e judiciais que permitam a redução dos tributos pagos e a restituição do que foi pago indevidamente.

Com o objetivo de apresentar informações relevantes sobre planejamento tributário, o Vitrine na TV recebeu o Consultor e Advogado Tadeu Saint’ Clair.

E no dia 27 de agosto, Tadeu estará no Café & Negócios, às 7h30 na CDL Divinópolis, debatendo o assunto com empresários e gestores. Faça sua inscrições aqui.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA PARA O VITRINE NA TV.