Mais de 50 cidades de todo país participam da Semana Lixo Zero 2018 e Divinópolis é uma delas


Publicado em 10 de Outubro de 2018. - Atualizado em 17 de Outubro de 2018 às 08:56.

TAG's: semana, lixo, zero

Com o tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, os municípios realizam ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo.

 O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus hábitos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

A mobilização em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos já tem data marcada para ocorrer em 2018. Entre os dias 19 e 28 de outubro, mais de 50 cidades brasileiras realizam a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. Em Divinópolis será do dia 17 ao dia 27 de outubro.

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo difundir o conceito lixo zero no Brasil.

Neste ano, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos podem ser investidos em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda.

“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$100,00 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isso em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

 

Mobilização

Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana Lixo Zero, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível gerir de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Joinville, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos, Recife e até a pequena Marau, de 50 mil habitantes, no Rio Grande do Sul.

Teremos na cidade evento na Universidade UNA, nas escolas, e nas ruas entre outros. Todos são gratuitos, veja

 

 “Queremos envolver cada vez mais as pessoas para que possamos espalhar a mensagem de que é possível reduzir nossa produção de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável”.        

 

Mais Informações: Assessoria de Imprensa

Hélcia Veriato - ONG Lixo e Cidadania: (37) 9-8814-7137

Ana Cristina - UNA: (37) 9-9821-1705

Alexandra Galvão - CDL: (37) 9-9137-2211

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
de 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis