Seminário do Ecommerce lotou auditório do Divicred

Publicado em 14 de Julho de 2022.

Empresário de Divinópolis afirmam que para se destacar no mercado online é preciso dedicação, conhecimento e persistência

As entidades CDL Divinópolis, ACID e Sinvesd, com o apoio da Weethub e Sicoob Divicred, realizaram na noite dessa quarta-feira, 14 de junho, no auditório do Divicred, o 1º Seminário do Ecommerce do Centro-Oeste Mineiro.

O evento lotou o espaço com a participação de empresários interessados em entender os caminhos para se destacar no varejo online.

A Presidente da ACID Alexandra Galvão abriu o seminário dando boas-vindas aos presentes e na sequência foi realizada a palestra “Desafios e Oportunidades do Varejo Online Do Centro-Oeste Mineiro”, com o analista de Sistemas e sócio fundador da Weethub, Erivelton Cabral.

Erivelton apresentou um panorama do crescimento do ecommerce no Brasil e mostrou alguns pontos necessários para empresa iniciar e se destacar no varejo online.

“Fiz uma visão do panorama geral de oportunidade e desafios do e-commerce, o ponto principal foi o efeito pandemia, onde muitos tinham receito de comprar on-line, com o fechamento forçado, não tinham opção, e acabaram aprendendo e perdendo o medo, com isso, mesmo depois do pico da pandemia, com o comércio reabrindo, as vendas on-line ficou maior que o período anterior da pandemia. Com o crescimento do e-commerce, surge um grande desafio, foram mais de 290mil lojas novas criadas nos últimos 12 meses, ficando cada vez mais difícil se destacar e vender, em meio a tanta oferta de lojas. O ponto é se diferenciar e buscar preparação e ajuda para se manter no mercado”, explicou Erivelton.

Após a palestra foi dado início ao painel de debates com a participação de representantes de empresas que estão se destacando nas vendas, no Mercado Livre. Os empresários Lucas e Arlei da Caslar Pague e Leve, o Kaka da Global Alumínio, Ana Luiza do Max Shop e o Marcelo da Prime Digital.

O painel foi mediado pelo presidente da CDL Divinópolis e Diretor da Mais Soluções, Heider de Freitas e o Sócio-Diretor da Weethub e Consultor Certificado do Mercado Livre, Ertinho Ferreira.

Cada empresário falou dos caminhos que levaram ao sucesso com as vendas no Mercado Livre, deixando claro que não há uma receita, é preciso analisar as estratégias de cada empresa, encontrar o produto certo para a venda no online e ter cuidado com as taxações.

Os empresários foram sabatinados pelos participantes do evento. Alguns pontos frisados por todos e que pode definir o sucesso ou o fracasso das vendas dentro dos marketplaces é um uma foto e descrição bem feitas do produto, as respostas rápidas para o consumidor sobre dúvidas deixadas na plataforma de venda, além do conhecimento sobre o segmento, as taxas de tributação e principalmente conhecimento e dedicação maior do empresário sobre o negócio.

Para finalizar o evento, Ertinho anunciou a série de Workshps que estará acontecendo na sede da CDL Divinópolis a partir do mês de agosto, com foco na capacitação de empresários interessados em investir no comércio online ou quem já está empreendendo e quer dar uma alavancada nas vendas online.

Serão cinco workshop, com 3 horas aula cada. Totalizando 15 horas de treinamento de aulas práticas e segmentadas, apresentando os principais módulos de sucesso de uma e-commerce:

1. Validação de produtos e precificação - 16 de agosto
  2. Instagram: Como Utilizar das técnicas para gerar vendas e clientes fiéis - 27 de setembro
  3. Mercado Livre: Passo a Passo Como Vender de Forma Correta - 20 de setembro
  4. Tráfego: Como utilizar para vender mais na loja virtual e loja física - 4 de outubro
  5. Loja Virtual: Passo a passo para iniciar: plataforma, meio de pagamento, logística e outros - 18 de outubro.

São apenas 15 alunos por workshop, o objetivo é oferecer uma capacitação personalizada, atendendo e solucionando a dificuldade de cada participante.

Outra novidade anunciada no evento, foi o lançamento do Programa Varejo Mais, que acontecerá no próximo dia 02 de agosto, com a palestra magna de Fernando Kimura e as inscrições podem ser feistas pelo Sympla. https://bit.ly/3uNg11I

E no dia 16 de setembro, com o apoio da CDL Divinópolis, acontecerá um super evento para incentivar e desenvolver empreendedores, o maior workshop sobre empreendedorismo do centro-oeste mineiro, Open Mind, com a palestra de Fernando Titto e com a participação de jovens empreendedores da região Centro-Oeste que são destaque nacional com suas empresas e que irão revelar o segredo do crescimento de seus negócios.

São eventos que vão agitar a cidade nos próximos meses, alinhados com o propósito da CDL de desenvolver cada vez mais o ambiente de negócios de Divinópolis.