Tíquete médio do Dia das Crianças em Minas será de R$ 199, segundo levantamento da FCDL-MG


Publicado em 3 de Outubro de 2025.

O Dia das Crianças segue como uma das datas mais simbólicas e afetivas do calendário nacional, despertando memórias, gestos de carinho e oportunidades para o varejo. Nesse cenário, uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de

O Dia das Crianças segue como uma das datas mais simbólicas e afetivas do calendário nacional, despertando memórias, gestos de carinho e oportunidades para o varejo. Nesse cenário, uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) aponta que, neste ano, 43,9% dos mineiros vão presentear, gastando, em média, R$ 199,58. 

Por outro lado, segundo o levantamento, 56,1% não têm essa intenção, sendo que a maioria desse percentual (84,4%) afirmou não ter crianças para presentear, e 15,6% apontaram motivos financeiros como principal barreira. Na avaliação do economista da FCDL Minas, Vinícius Carlos Silva, esses dados refletem não apenas o perfil atual de consumo, mas também aspectos sociais que influenciam diretamente o desempenho do comércio.

“Conforme o Censo Demográfico, o número de crianças de 0 a 14 anos no Brasil caiu de 45,9 milhões em 2010 para 40,1 milhões em 2022. Ao mesmo tempo, a população com 65 anos ou mais cresceu 57,4%, refletindo o envelhecimento acelerado da sociedade brasileira. A idade mediana da população subiu de 29 para 35 anos entre 2010 e 2022, ou seja, há proporcionalmente menos jovens e mais adultos e idosos. Podemos concluir, então, que o envelhecimento da população e a queda na taxa de natalidade estão mudando o perfil de consumo em datas como o Dia das Crianças”, analisa o economista.

“Concomitantemente, o varejo está se adaptando a essa nova realidade, buscando estratégias que considerem não só os pais, mas também avós, tios e outros perfis com vínculos afetivos”, completa.

Brinquedos seguem como principal opção de presente

Entre as opções de presentes, os brinquedos seguem como principal opção de presente (34,8%), seguido por roupas (28,3%), calçados (13%), chocolates (10,9%), cartões de jogos digitais (8,7%) e celulares/tablets (4,3%).

A preferência por lojas físicas (60%) ainda predomina, embora 32% dos consumidores optem por combinar canais físicos e virtuais, evidenciando a força do omnichannel. No pagamento, o cartão de crédito lidera com 52%, seguido por débito (20%), dinheiro (12%), PIX (12%) e crediário (4%).

“Com base nesses dados, os lojistas mineiros devem lançar mão de uma visão estratégica para fortalecer o relacionamento com os clientes e potencializar as vendas nesta data que, mesmo com desafios, continua carregada de significado e oportunidades. Por isso, vale focar no vínculo emocional e oferecer preços atrativos”,finaliza Vinícius Silva.

Fonte: FCDL-MG

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis