Trabalhadores do comércio Varejista recebem reajuste salarial a partir de setembro

Publicado em 20 de Agosto de 2024.

Sindicatos publicam nova convenção coletiva, que define o reajuste salarial. Os valores retroativos poderão ser pagos em parcelas.

A CDL Divinópolis informa que o reajuste salarial dos trabalhadores do comércio geral começa a ser pago no próximo mês de setembro, conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) celebrado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-oeste.

A CCT 2023 venceu no dia 31 de março de 2024 e o novo documento com vigência de 1º abril a 31 de março de 2025 foi publicado no mês de julho. O reajuste começa a ser pago em setembro, quando os trabalhadores recebem o salário referente a agosto de 2024.

Já o pagamento das diferenças salariais, visto que a CCT é retroativa a abril de 2024, de acordo com o presidente do Sincomércio, Gilson Teodoro Amaral, poderão ser realizados parcelados mês a mês, até o final deste ano. “As diferenças salariais poderão ser pagas parceladas, sendo: mês de abril será pago em setembro, juntamente com o pagamento da folha de agosto. O mês de maio, será pago em outubro, juntamente com o pagamento da folha de setembro. Mês de junho pagará em novembro, juntamente com o pagamento da folha de outubro e o mês de julho deverá ser paga em dezembro, juntamente com o pagamento da folha de novembro”, explica o presidente.

Valores reajustados

De acordo com a CCT, os salários dos empregados representados pelo Sindicato Profissional foram reajustados a partir data-base da categoria profissional (1º/04), com aplicação do percentual de 4,86% a partir de 1º de abril de 2024, vigorando para os meses de abril, maio e junho/2024 e em 5,5%, a partir de julho de 2024, índices incidentes sobre os salários devidos em 1º de julho de 2023, entendendo-se como salário devido aquele valor resultante da aplicação da Convenção Coletiva de 2023.

Confira aqui a CCT na íntegra. Os associados da CDL Divinópolis podem esclarecer suas dúvidas com a Assessoria Jurídica Empresarial gratuita. Entre em contato e tire suas dúvidas. Atendimento prévio realizado pelo telefone (37) 99829-8509. O serviço é prestado às empresas associadas da CDL e sócios, restringindo a uma dúvida por mês e não é extensivo aos funcionários

Para trabalhador do comércio esclarecer dúvidas trabalhistas relacionadas à CCT, pode entrar em contato com o Sindcomerciários pelo (37) 3214-7372.