Varejo Total – Extrato da síntese

Publicado em 11 de Agosto de 2016.

Por Jean Paul Rebetez

Nos meus últimos trinta anos de profissional de varejo posso dizer que já sentei em todas as cadeiras na gestão de negócio, empresário, gestor corporativo e consultor.

Não posso deixar de mencionar a quarta cadeira de consumidor atento, ávido, quase um profissional do ramo, apaixonado pelo mercado.

Nestes 30 anos de atuação, passei por empresas de “dono” assim como as de capital aberto e na consultoria esse leque se abriu de tal maneira, me levando a ter contato com estruturas complexas e de faturamento acima de dois dígitos de bilhão.

Poderia resumir o que considero mais importante dentro do tema gestão em alguns poucos e importantes tópicos que faço questão de relacioná-los aqui e dividí-los com vocês.

Não tenho a pretensão de considerá-los válidos a todos, mas um registro desta história profissional que tive a oportunidade de vivenciar e aprender com diversos profissionais e suas múltiplas características.

- LUCRO é o que vale na Gestão de Negócios. Essa é a verdade absoluta! Não confundir com faturamento, esse às vezes pode enganar na ordem das prioridades. Os negócios começam ou terminam pela geração ou não de lucro, tão simples assim;

- A partir do LUCRO, os negócios criam um círculo virtuoso, de investimentos em tecnologia, inovação, produtos e pessoas;

- Fazer mais com menos é o valor fundamental que sustenta a eficiência. Literalmente demonstra o inconformismo da gestão na busca pelo resultado e isso não significa fazer de qualquer maneira ou não fazer;

- O gestor tem que ter três coisas em mente: gerar receitas, cortar despesas não estratégicas e garantir processos eficientes na sua operação. As demais atividades ficam em um segundo plano;

- Promova, remunere, demita pela performance, MERITOCRACIA SEMPRE;

- Investimentos e expansões responsáveis sempre! Otimismo desenfreado não combina com os negócios e algumas práticas podem levar a prejuízos irrecuperáveis;

- Não compre demais, gerando coberturas que seu negócio não precisa;

- Captação de recursos financeiros não compensa aos custos do nosso mercado financeiro, invariavelmente, a geração de lucro não é o suficiente para arcar com empréstimos;

- A velocidade de expansão do seu negócio tem que ser permitida com a possibilidade de geração e resultado do negócio. Primeiro venda, depois invista.

#FICAADICA: equilíbrio entre PJ e PF é tudo! Não descuide da saúde por nada nesse mundo e faça esporte!

Esse é meu extrato da síntese na gestão de negócios, após presenciar sucessos e muitos insucessos corporativos. Encontrar pessoas inspiradoras de formas diferentes na sua atuação.

*Jean Paul Rebetez é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores