Consumidor


A CDL Divinópolis oferece os seguintes serviços para a população em geral:

Consulta de Balcão

O balcão de atendimento possibilita que o consumidor faça uma consulta para saber a situação do seu CPF. A consulta ao banco de dados do SPC Brasil deve ser realizada pessoalmente na sede da CDL Divinópolis, com a apresentação obrigatória dos documentos de Identidade e CPF.

A consulta é gratuita e também pode ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante a CDL Divinópolis, com firma reconhecida em cartório. No caso de Pessoa Jurídica, o Representante Legal da empresa deve se apresentar no balcão da CDL Divinópolis portanto os seus  documentos pessoais, cópia do Contrato Social ou documento equivalente, e o n.º do CNPJ.

 

Documentos necessários para a realização da Consulta de Balcão:

  • Pessoa Física: Documento de Identidade e n.º do CPF
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, n.º do CNPJ, documento de identidade e CPF do representante legal.

 

Certidão do SPC (Declaração de Consta ou Nada Consta)

Conhecida popularmente como Certidão do SPC, vem com a resposta “Nada Consta” ou "Consta", neste último caso é quando o consumidor possui algum débito registrado no SPC Brasil. Os documentos necessários para a obtenção de uma certidão junto ao SPC são os mesmos para a Consulta, ou seja, Documento de Identidade e o n.º do CPF.

 

Documentos necessários para a emissão da Certidão do SPC:

  • Pessoa Física: Documento de Identidade e n.º do CPF
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, n.º do CNPJ, documento de identidade e CPF do representante legal.

 

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento, de pessoa física ou de pessoa jurídica. 

O consumidor, pessoa física ou jurídica, autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo, mediante ao preenchimento e assinatura de um termo de adesão, para que o seu histórico de pagamentos, realizados ou que venha a realizar, sejam disponibilizados às instituições financeiras e empresas credenciadas junto ao SPC Brasil. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise para e eventual concessão ao crédito).

 

Este cadastro poderá beneficiar o consumidor, pessoa física e jurídica, na obtenção de financiamentos/empréstimos, redução dos juros e melhoria dos prazos para a realização de compras, isso porque as informações do histórico de pagamentos poderão ser utilizadas pelas instituições financeiras e lojistas como ferramenta para análise mais completa do consumidor a fim de proporcionar melhores condições na relação comercial .

Documentos necessários:

  • Pessoa Física: Documento de Identidade e n.º do CPF.
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, n.º do CNPJ, Documento de Identidade e n.º do CPF do Representante Legal.

 

  

Retirada de Consultas Realizadas/Cancelamentos de Referências 

Esse procedimento é feito quando existe uma grande quantidade de consultas feitas no CPF/CNPJ .

  • Pessoa Física: Documento de Identidade, n.º do CPF, Comprovante de Endereço.
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, Cartão de CNPJ, Documento de Identidade, n.º CPF do Representante Legal e Comprovante de Endereço.

 

Contestação de Registro

É realizado quando existe um débito o qual o consumidor não concorda ou não tenha o feito.

A contestação de registro é feita na CDL Divinópolis, que entra em contato com a empresa contestada informando a ''reclamação'' do consumidor.

A empresa contestada informa à CDL Divinópolis se existe mesmo o débito ou não. Caso não exista a empresa retira o registro de débito, mas, se o débito existir, o consumidor tem que entrar em contato com a empresa e pagar/negociar a dívida .

  • Pessoa Física: Documento de Identidade, n.º do CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de Pagamento.
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, Cartão de CNPJ, Documento de Identidade e n.º do CPF do Representante Legal, Comprovante de Endereço, Comprovante de Pagamento.

 

Atualização Cadastral

É um serviço utilizado para atualizar endereço e telefone do consumidor.

  • Pessoa Física: Documento de Identidade, n.º do  CPF, Comprovante de Endereço.
  • Pessoa Jurídica: Cópia do Contrato Social, Última Alteração, Cartão de CNPJ, Documento de Identidade e n.º do CPF do Representante Legal, Comprovante de Endereço.

 

 Alerta de Documentos

A CDL Divinópolis oferece, gratuitamente, para toda a população o serviço de Alerta de Documentos.

Ao ter os documentos extraviados, roubados ou furtados, procure a Polícia Militar para fazer o Boletim de Ocorrência - B.O., e apresente uma cópia na CDL Divinópolis.

Alerta para roubo e extravio necessita da seguinte documentação:

  • cópia do boletim de ocorrência,
  • cópia do comprovante de endereço,
  • número do CPF.

Alerta para estelionato necessita da seguinte documentação:

  • cópia do boletim de ocorrência,
  • cópia do comprovante de endereço,
  • cópia dos documentos pessoais (CPF, identidade).

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
de 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

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