5 ideias para aumentar o ticket médio da sua loja em datas comemorativas

Publicado em 15 de Setembro de 2023.

As datas comemorativas oferecem uma oportunidade única para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes

Próximas datas comemorativos mais aguardadas do varejo, Dia das Crianças e Natal e para os varejistas, maximizar o ticket médio das compras durante esses períodos é essencial para alcançar resultados sólidos.

Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que auxilia empresas do mercado nacional a transformar seus vendedores em consultores, explica que uma das métricas-chave para avaliar o sucesso desses períodos é o ticket médio de compra.

“É importante que os empreendedores se atentem de que cada cliente é único, então adapte as ideias à loja e ao público-alvo para obter os melhores resultados. Com uma abordagem criativa e estratégica, é possível transformar datas comemorativas em oportunidades de crescimento excepcionais para o seu negócio”, diz.

De olho nas datas sazonais que se aproximam, Jackson separou cinco ideias estratégicas para ajudar a aumentar o valor das transações nas lojas durante esses períodos comemorativos, são elas:

1. Ofertas de combos especiais: uma maneira eficaz de aumentar o ticket médio é oferecer combos especiais que incentivem os clientes a comprar mais itens juntos. Por exemplo, crie pacotes que incluam produtos complementares ou relacionados à data comemorativa. Isso não apenas incentiva a compra de produtos adicionais, mas também oferece aos clientes um valor percebido maior, o que pode ser irresistível.

2. Programas de fidelidade temporários: aproveite as datas comemorativas para lançar programas de fidelidade temporários. Ofereça recompensas extras, descontos exclusivos ou brindes para clientes que atinjam um determinado valor de compra. Isso não apenas incentiva compras maiores, mas também aumenta a lealdade do cliente, já que eles perceberão o valor de ser um cliente fiel durante esses momentos especiais.

3. Upselling Inteligente: o upselling envolve oferecer aos clientes versões mais caras ou complementares dos produtos que eles estão considerando comprar. Durante datas comemorativas, identifique oportunidades para upselling ao apresentar produtos premium ou edições especiais que possam agregar valor à experiência do cliente.

4. Frete grátis para compras maiores: outra estratégia eficaz para aumentar o valor do carrinho é oferecer frete grátis para compras que atinjam um certo valor mínimo. Muitos clientes ficam motivados a adicionar mais itens ao carrinho para evitar custos de envio. Certifique-se de destacar essa oferta de forma proeminente para incentivar as compras maiores.

5. Programas de recompensas especiais: durante datas comemorativas, considere lançar programas de recompensas especiais. Por exemplo, ofereça um cartão de presente ou crédito para ser usado em uma compra futura quando os clientes gastarem acima de um determinado valor. Isso não apenas incentiva compras maiores, mas também cria uma sensação de gratificação e antecipação para os clientes.

Dica bônus: A campanha Divino Natal da CDL Divinópolis é uma excelente estratégia para aumento do ticket médio nas vendas de final de ano.

Desde 2019, a Campanha Divino Natal tem conquistado os consumidores, firmando-se como uma ferramenta de marketing eficaz. O objetivo é atrair novos clientes e fomentar o cenário comercial, elevando o valor médio das compras para as empresas participantes. Em 4 edições, a Campanha Divino Natal já entregou carros, motos, vale-compras, smart TV's, smartphones e caminhões de prêmios.

A Campanha será realizada no período de 20/11 a 31/12/2023. Nas compras acima de R$100,00, nas lojas participantes, o consumidor receberá 1 cupom para concorrer a prêmios. São mais de R$ 65 MIL em prêmios – sendo 01 Caminhão de Prêmios, 01 Moto CG 160 Fan, 01 PlayStation 5, 10 Vales-compras de R$1.000,00 e 20 Vales-compras de R$500,00.

O lojista tem até o dia 10 de novembro para aderir a campanha.

Saiba mais: CDL Divinópolis inicia a captação de empresas para a Campanha Divino Natal