O que é medicina preventiva e qual a sua importância para as empresas


Publicado em 6 de Setembro de 2021.

Faltar ao trabalho por motivo de doença, perder produtividade, trabalhar sem energia e disposição são fatores que refletem não só na vida do colaborador, como também de toda a empresa

Quando o assunto e saúde prevenir é a melhor forma de buscar qualidade de vida dos colaboradores, o que impacta positivamente na produtividade da empresa. Nesse contexto, a medicina preventiva é uma aliada das empresas para ter equipes cada vez mais saudáveis e dispostas.

A medicina preventiva, focada em cuidados antecipados e integrados à mente e ao corpo do indivíduo, com o objetivo principal de evitar o surgimento de enfermidades, especialmente provocadas por causa de maus hábitos. 

Veja como funciona essa abordagem da medicina, porque a sua empresa deve ter atenção e como adotar medidas práticas:

 

Check-up periódico: o principal aliado da medicina preventiva

Se o foco da medicina preventiva é antecipar os cuidados com a saúde para evitar doenças ou agravamento delas, fica fácil entender a razão do check-up periódico ser tão importante para ela, não é verdade?

Geralmente, a checagem médica é feita anualmente, mas existem casos em que o médico pode solicitar um retorno em um período mais curto para acompanhar melhor o paciente.

Durante o check-up, além da entrevista clínica, o médico pode solicitar exames para investigar se existe algum problema de saúde. Exames de fezes, urina, sangue, mama, colo de útero e urológico, por exemplo, são comuns.

 

Por que é importante se atentar à saúde dos seus colaboradores?

Quando as pessoas estão doentes, em geral, costumam dar sinais quando algo não está bem no corpo e na mente. Isso impacta consideravelmente no seu bem-estar e na sua performance no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Um colaborador que não está bem de saúde tende a:

  • faltar mais;
  • produzir menos — mesmo estando presencialmente na empresa;
  • não ter a mesma disposição para desempenhar as atividades;
  • apresentar oscilações de humor, fator que reflete no restante da equipe, e pode ocasionar em desavenças internamente.

 

Principais indicadores de medicina preventiva

Faltar ao trabalho por motivo de doença, perder produtividade, trabalhar sem energia e disposição são fatores que, como citamos anteriormente, refletem não só na vida do colaborador, como também de toda a empresa. Mas como identificar esses sinais? Veja só!

  • Sinistro da empresa: Taxas de sinistro ou sinistralidade em um plano de saúde indica a quantidade de vezes que os funcionários estão procurando médicos ou os serviços de saúde. Quando essa taxa está alta na empresa, pode ser um indicador de que a equipe não está com a saúde em dia. Esse é um motivador para pensar em ações para prevenção de doenças.
  • Taxa de utilização de emergência: Quando percebe-se que os colaboradores utilizam muito os atendimentos de urgência e emergência é hora de a empresa ter atenção à saúde das pessoas que atuam na organização. Por que a taxa de utilização está tão alta? Qual é o estilo de vida dos funcionários? O que a empresa pode fazer para reduzir esses números?
  • Presenteísmo e absenteísmo:
    • O presenteísmo ocorre quando o colaborador está na empresa de corpo presente, mas seus pensamentos estão em outro lugar. Isso acontece muito quando estão enfrentando algum problema e, por causa disso, não conseguem se concentrar nas atividades.
    • Já o absenteísmo é quando o funcionário se ausenta do trabalho, seja por motivos de saúde ou para resolver questões pessoais. No entanto, já se sabe que as doenças são os principais motivos de afastamento do trabalho, e isso pode prejudicar a performance e os resultados da organização. 

 

Principais medidas para praticar a medicina preventiva na empresa

  1. Faça uma pesquisa dos hábitos e do estilo de vida dos colaboradores e entenda as diferentes realidades;
  2. implemente atividades de relaxamento. Isso ajuda a evitar o estresse no dia a dia e o surgimento de doenças como depressão e crises de ansiedade;
  3. incentive a realização de check-ups todos os anos;
  4. ofereça benefícios que estimulem na realização de atividades físicas, como desconto em academias, aulas de dança, entre outros.

 

Benefícios de investir em cuidados de saúde na sua empresa

Ao identificar os sinais de que a saúde dos colaboradores precisa de atenção e promover melhorias em prol desse objetivo, a empresa conta com times muito mais enérgicos e engajados com o trabalho, sendo capazes de produzir e entregar muito mais. Além dessa vantagem, percebe-se:

  • redução de custos com plano de saúde, já que a sinistralidade é reduzida;
  • diminuição do absenteísmo, pois as pessoas estarão mais saudáveis e tenderão a faltar menos;
  • maior previsibilidade em relação aos custos com os benefícios de saúde.

A medicina preventiva é a melhor forma de promover a saúde dos colaboradores, evitar altos custos para a empresa e mantê-la funcionando de forma eficiente e produtiva. Não é preciso esperar o pior acontecer. Aproveite as dicas e veja como melhorar o seu time!

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Fonte: Pipo Saúde

 

 

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