Sindicato dos Empregados no Comércio apresenta contraproposta à Convenção Coletiva Emergencial

Publicado em 24 de Março de 2021.

As entidades patronais consideram inviável a proposta e pedem reconsideração ao pedido inicial

Desde o fechamento do comércio e serviços não essenciais em Divinópolis, em decorrência do Decreto nº 14.263/21, que estabeleceu a Onda Roxa no município, a CDL Divinópolis e o Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejistas de Divinópolis, tentam negociação com o Sindcomerciários - Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste, para a celebração de Convenção Coletiva em caráter emergencial, na tentativa de amenizar o impacto do fechamento do comércio e garantir a manutenção dos empregos na cidade.

A proposta dos empregadores foi encaminhada no dia 14 de março, logo após a vigência da Onda Roxa na cidade. Em resposta, no dia 22 de março, o Sindcomerciários apresentou contraproposta para celebração do acordo.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24), entre o Sincomércio, representado pelo presidente Gilson Teodoro Amaral e pelo Sr. Márcio Mourão e a CDL Divinópolis, representada pelo presidente Heider Vitor de Freitas e pelo assessor jurídico Tadeu Sant’Clair, chegou-se à conclusão que a proposta apresentada pelo sindicato dos trabalhadores não contempla a necessidade das empresas, permanecendo o risco na manutenção dos empregos, tendo em vista a gravidade da crise econômica e sanitária instalada na cidade.

O Sincomércio e a CDL solicitaram reavaliação do Sindcomerciários para que seja aceito o que foi apresentado, pois, o objetivo é oferecer condições para a manutenção dos empregos e amenizar a crise econômica desencadeada pelas restrições impostas pela pandemia.