Dúvidas Frequentes


►Representatividade
Representatividade junto às autoridades constituídas de todos os setores da cidade.

►Mais Facilidade!
Melhore a gestão de sua empresa com mais agilidade e segurança se tornando um Associado e tendo acesso as nossas ações institucionais;

►Informação Instantanea!
Proteja-se contra maus pagadores e obter segurança na hora da concessão do crédito, utilizando os produtos do SPC Brasil, que trazem informações de abrangência nacional como Dados Cadastrais, Restrições SPC, Protestos Estaduais e Nacionais, entre outros;

► Melhor Rentabilidade!
Rentabilize os resultados do seu negócio, tomando decisões mais rápidas, com menor risco e maior assertividade.

► Acesso ao Sistema SPC Brasil!
Tenha acesso ao SPC Brasil, o maior banco de dados da América Latina, com informações creditícias sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas, auxiliando na tomada de decisões para concessão de crédito.

► As Melhores Parcerias!
A CDL Divinópolis mantém sólidas parcerias para oferecer benefícios exclusivos aos associados, pois, entende que o sucesso de qualquer organização não se faz sozinho. O trabalho em parceria é fundamental para alavancar resultados positivos.

Poderão ser associadas às Entidades Mantenedoras do SPC, as empresas mercantis, de prestação de serviços, instituições financeiras, associações, cooperativas, sindicatos, condomínios, órgãos e empresas públicas e privadas, além de profissionais liberais com atividades regulamentadas em lei. As empresas prestadoras de serviços e as administradoras de consórcios somente poderão efetuar registro de débito do inadimplente após a prestação do serviço ou a entrega do bem, respectivamente.

Uma Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade representativa da classe dos comerciantes. A função da CDL é representar os comerciantes juntos ao Poder Público, bem como perante outras entidades quando se fizer necessário. Cada CDL é mantenedora do Banco de Dados do SPC da sua localidade, cuja responsabilidade de inclusão e exclusão de informações e registros de débito é do seu associado.

 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas é uma entidade civil sem fins lucrativos que possui entre suas finalidades representar e fortalecer o Movimento Lojista, o Varejo e seus serviços, congregando e coordenando as atividades das CDL´s no âmbito Estadual.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas é uma Entidade que representa o segmento Lojista Nacionalmente, em todas as áreas que estejam ao seu alcance. A sua missão é representar e fortalecer o movimento lojista, o varejo e seus serviços, defendendo de uma forma unificada e eficiente os interesses das FCDL´s, CDL´s e seus associados.

Após a consulta ao SPC, o consumidor deve procurar a empresa credora que consta no extrato obtido e regularizar a dívida junto à mesma, ficando esta responsável pelo cancelamento do registro em um prazo de até 5 dias úteis (art. 43, paragrafo 3º. Do CDC).

As empresas associadas às Câmaras de Dirigentes Lojistas de cada município.

Não, são bancos de dados distintos. O SPC recebe dados de devedores do comércio, prestadores de serviços, financeiras, algumas redes bancárias, provenientes dos 27 estados do país, bem como informações provenientes do Banco Central (CCF), enquanto que a SERASA recebe a maior parte de suas informações da rede bancária e Banco Central (CCF). Desta forma, podem existir informações que constam em uma base de dados, e não na outra.

A inadimplência, ou seja, o atraso no pagamento. Esta situação efetiva o registro de SPC (proveniente de títulos executivos, contratos, cheques, dentre outros; Registro de Cheques Lojistas – quando a dívida é resultado exclusivo de cheques devolvidos pelos motivos 12, 13, 14 e 21), e Registro de CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos provenientes do Banco Central).

Por até 5 (cinco) anos, conforme entendimento do  STJ e previsão do Código de Defesa do Consumidor, artigo 43, Paragrafo 1º. Este prazo é contado a partir da data de vencimento da dívida, e não da data da inclusão no sistema.

A consulta ao banco de dados do SPC é realizada pessoalmente, com a apresentação obrigatória dos documentos de Identidade e CPF. O endereço para comparecimento é o da CDL da sua cidade. Também poderá ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante a CDL, com firma reconhecida em cartório. Para a obtenção de uma Declaração de Nada Consta junto ao SPC deve ser seguido o mesmo procedimento.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados de caráter público (art. 43, paragrafo 3º do Código de Defesa do Consumidor) que tem como finalidade disponibilizar informações seguras para melhor análise do empresário a respeito da concessão do crédito. As Câmaras de Dirigentes Lojistas, entidades privadas, são as mantenedoras, que por intermédio do SPC BRASIL, disponibilizam informações de SPC provenientes dos 27 estados do país.

Se o seu código de operador foi bloqueado, basta entrar em contato com a CDL através do telefone: (37) 3229-7200 para realizar o desbloqueio. 

*O desbloqueio não será feito por meio de outros canais de comunicação, por questões de segurança.

Caso o consumidor tenha efetuado o pagamento total da dívida, a empresa tem por lei, até 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do SPC. Após esse período, se ainda constar o registro na base de dados do SPC, o consumidor deve procurar a empresa para regularizar a situação.

Após o consumidor ter efetuado o pagamento total da dívida a empresa tem, por lei, um prazo de até 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do SPC.

Os valores fornecidos através da consulta são valores desatualizados, ou seja, sem a adição de juros.

O lojista deve comparecer à CDL munido do Cartão de CNPJ e Contrato Social da empresa, além do CPF e documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc.) do sócio-proprietário.

 

 

A emissão da Certidão do SPC pode ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante a CDL Divinópolis, com firma reconhecida em cartório. 

Em caso de falecimento, é necessário a Certidão de Óbito original e n.º do CPF da pessoa falecida.

A consulta pode ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante a CDL Divinópolis, com firma reconhecida em cartório. No caso de Pessoa Jurídica, além da procuração, o Representante Legal da empresa deve se apresentar no balcão da CDL Divinópolis portanto os seus  documentos pessoais, cópia do Contrato Social ou documento equivalente, e o n.º do CNPJ.

Em casos como falecimento, o procedimento é o mesmo para pessoa física, o que diferencia é que, nesse caso, é preciso apresentar o Atestado de Óbito.

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
de 2ª à 6ª feiras de 8h às 18h30.

Logo CDL Divinópolis