Meu comércio pode ou não abrir na Onda Vermelha?

Publicado em 20 de Janeiro de 2021.

Saiba como manter meu estabelecimento funcionando durante a Onda Vermelha?

Em Divinópolis, as restrições da Onda Vermelha do Plano Minas Consciente estão em vigor desde de o dia 18 de janeiro, e deverá se manter por mais uma semana, dependendo da avaliação do Comitê Estadual de Combate à Covid-19, que deve ser atualizar os índices do Minas Consciente entre quarta e quinta-feira, conforme acontece semanalmente.

O fechamento deve se manter pelos próximos dias, até a reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento que deverá acontecer até sexta-feira (22), após relatório do Minas Consciente, quando a situação do município será reavaliada com base no programa municipal.

Qualquer cidadão pode ter acesso às informações através do Relatório de Transparência do Minas Consciente no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia, o canal oficial de divulgação do Estado.

Em qual Onda meu empreendimento está inserido?

O Programa Minas Consciente tem gerado muitas dúvidas quanto ao funcionamento do comércio e suas ondas.

Para saber qual atividade pode funcionar na Onda Vermelha, é preciso pesquisar no site do Programa Minas Consciente https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios. Informar o número do CNAE PRINCIPAL da empresa e conferir em qual onda o empreendimento está inserido.

As lojas com funcionamento restrito, atendendo o pedido feito pelas entidades à Prefeitura e em consonância com o item 6.2.5 do PLANO MINAS CONSCIENTE, podem atuar com as vendas online, entrega serviço delivery ou retirada no local e recebimento agendado de crediário, com controle rigoroso de clientes na porta da loja, evitando filas, caso haja, é preciso respeitar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Como manter meu estabelecimento funcionando durante a Onda Vermelha?

Ativar os canais de vendas online e oferecer entrega delivery são opções para não deixar de faturar durante as fases mais restritivas da pandemia.

Porém, não basta criar um canal de comunicação com seus clientes, é preciso ser ágil e claro no atendimento.

Hoje, há muitos aplicativos gratuitos que podem auxiliar o empreendedor nas vendas online.

Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio?. Ainda não?

No WhatsApp Business, por exemplo, o empreendedor tem a opção de configurar o catálogo de produtos de sua loja. Confira aqui um passo a passo para e apresente seus produtos ou serviços no aplicativo para seus clientes.

Fique atento as proibições do decreto municipal

De acordo com o Decreto Municipal 14.150, para as lojas com funcionamento restrito:

• Proibida a venda na porta do estabelecimento ou no inteiror da loja
  • Permitida a retirada de mercadoria na porta do estabelecimento, provinientes de vendas realizadas online
  • Recebimento, agendado, de crediário

Em todos os estabelecimentos que houver “fila”, caberá ao responsável providenciar:

• Marcações no solo, com distanciamento mínimo de 2 metros
  • Disponibilizar funcionário(s) devidamente treinado(s) para acompanhar e orientar a todos, enquanto perdurarem as filas

Em caso de descumprimento das regras estabelecidas pelo Decreto, os contatos para denúncias são o WhatsApp (37) 99111-0030 ou pelo App Divinópolis. A denúncia é anônima.