WhatsApp Business: como criar um catálogo de produtos

Publicado em 20 de Janeiro de 2021.

Você sabia que era possível usar o WhatsApp Business para divulgar seus produtos para contatos?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas, um ótimo aliado na hora de impulsionar as suas vendas. O aplicativo também pode auxiliar empresas de grande e médio porte a oferecerem suporte ao cliente e no envio de notificações importantes.

Permite criar:

• Perfil comercial - Crie um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site.
  • Respostas rápidas - As respostas rápidas possibilitam salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida e fácil.
  • Mensagens automáticas - Defina uma mensagem de ausência quando não for possível responder, assim os clientes saberão quando esperar uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos clientes.
  • Etiquetas - Organize seus contatos ou conversas com etiquetas para encontrá-los novamente com facilidade.
  • Catálogo de produtos - O catálogo de produtos no WhatsApp Business é um ótimo recurso para quem ainda não possui uma loja virtual ou um site para mostrar todos os seus produtos com facilidade. Dentro do catálogo você pode colocar o nome do produto ou serviço, as fotos, uma descrição, o preço, o link para pagamento ou para onde você quer que a pessoa vá e o código do produto.

Através do catálogo de produtos, seus clientes podem ter acesso ao que é oferecido por você de forma prática e, assim, conhecer melhor a sua marca. Usar a ferramenta é bem simples.

Confira o passo a passo para configurar o catálogo:

Passo 1: abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Depois, acesse as Ferramentas Comerciais.

Passo 2: na próxima tela toque na opção “Catálogo”.

Passo 3: Toque no ícone verde no canto inferior da tela, com o símbolo "+"  para Adicionar Produto ou Serviço.

Passo 4: inclua uma imagem para que seu produto possa ser visto por seus contatos do WhatsApp Business, o nome, preço e, caso queira, selecione “Mais campos” para incluir uma descrição, link para compra e código do produto. Uma vez que você tenha terminado, toque em “Salvar”. Inclua o máximo de detalhes do produto na descrição para que a divulgação seja eficiente

Passo 5: a partir de agora, caso você queira compartilhar um produto de seu catálogo com alguém no WhatsApp Business, é só tocar no ícone de anexo (o clip) e selecionar “Catálogo”. Depois, basta escolher o produto e enviar normalmente!

Quando seu cliente entra em contato com você pelo whatsapp aparecerá para ele o botão do catálogo no topo da tela do celular, que ao clicar no ícone o cliente acessa o catálogo de produtos da loja, de forma fácil e rápida.

Configure seu catálogo e compartilhe seus produtos ou serviços com seus contatos do WhatsApp Business.

Com informações: Canaltech