Divinópolis: Uma cidade boa para investir e viver

Divinópolis, parcela fecunda de Minas Gerais, que sonhou e transformou esse sonho em veraz grandeza como muito bem afirmado em seu hino. Abençoada pelo próprio nome, possui riquezas econômicas, políticas, turísticas e sociais que fazem do município um destaque no Estado.

Com uma população de cerca de 231 mil habitantes, o município se expande, fortalecendo suas bases de infraestrutura e, principalmente, fortalecendo suas vocações turísticas com potencial cultural, religioso e de negócios até eventos tradicionais do município, o que garante a singularidade e atratividade de visitantes e novos negócios. Uma cidade movimentada, com vida própria, plena e frutífera.

Com tamanhas riquezas, Divinópolis contabiliza um Produto Interno Bruto – PIB na casa dos R$ 7,2 bilhões, o que a coloca no 20º lugar no ranking das cidades que mais contribuem para o PIB Mineiro. Desse valor, 1,5% é da Agropecuária, 30,7% da Indústria, 52,7% do setor de Serviços e 15,1% da Administração Pública. Como responsáveis por esse resultado, a cidade conta com 7.417 estabelecimentos que geram cerca de 58.575 postos de trabalho. Vale destacar nessa questão do mercado de trabalho que 76,0% dos estabelecimentos e 65,9% dos postos de trabalho são do setor de comércio e serviços, e isso justifica a pujança da cidade como uma protagonista na economia mineira.

Conhecida como Capital Mineira da Moda, dada ao grande número de confecções e pelo comércio diversificado. Se destaca também pela produção do ferro gusa e do aço.

Outro ponto econômico e social de grande relevância para a cidade é sua relação com a Ferrovia Centro-Atlântica, que hoje pertence à VLI. A ferrovia e o município se desenvolveram juntos ao longo dos anos. A oficina da ferrovia, instalada na cidade, é considerada a maior da América Latina, sendo o principal polo de manutenção da empresa.

Divinópolis mantém as tradicionais festas de reinados e a consagrada DivinaExpô, o maior rodeio completo do Brasil, combina música, esporte, culinária e cultura rural. Além disso, o município realiza a maior festa a fantasia e um dos maiores pré-carnavais de Minas.

E não para por aqui. Temos o patrimônio natural da cidade que é banhada pelos rios Itapecerica e Pará e uma gastronomia ímpar, com seus bares e restaurantes reforçando a nossa mineiridade.

Temos ainda, além das belas igrejas e festas religiosas, a Cruz de Todos os Povos, em construção, mas já tem atraído peregrinos e colocando a cidade na rota do turismo religioso. Com uma estrutura em forma de cruz com 73,8 metros de altura, sobre o Morro da Gurita, no Distrito de Santo Antônio dos Campos  (Ermida),  em um terreno de 10 mil m², o projeto segue o modelo e propósito de duas outras com as mesmas dimensões, já instaladas no Líbano (Cruz do Pai) e no México (Cruz do Filho). Divinópolis, por ser a Cidade do Divino, significado de seu nome, foi escolhida para acolher a cruz do Espírito Santo, completando a Santíssima Trindade.

Tudo isso fortalece a cadeia turística e a atratividade do município, garantindo um bom lugar para viver e investir. Não é à toa que Divinópolis é uma das maiores cidades do Estado.

Uma cidade centenária que mantém a tradição e a essência de Minas Gerais! Venha para Divinópolis e permita-se experimentar o que a Cidade do Divino Espírito Santo tem a oferecer para seus negócios e para o seu bem-estar.

A CDL Divinópolis

A CDL Divinópolis é uma entidade com mais de 50 anos de história, formada exclusivamente por lojistas comprometidos com o desenvolvimento do comércio local. Ao longo de sua história, essa entidade tem sido um agente-chave na representação e defesa dos interesses dos lojistas e empreendedores da cidade. Com quase 900 empresas associadas, a CDL Divinópolis trabalha para criar um ambiente favorável aos negócios, promovendo ações que impulsionam o desenvolvimento econômico e estimulam a inovação.

A entidade atua como uma ponte entre os comerciantes e as autoridades locais, buscando criar um diálogo construtivo e colaborativo, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo a identidade comercial da cidade.

Através de parcerias estratégicas, a entidade busca oferecer aos seus associados benefícios e serviços que contribuam para o crescimento dos negócios. A CDL Divinópolis também investe em capacitação e qualificação dos empresários e seus colaboradores, entendendo a importância do conhecimento e da atualização constante para se adaptarem às demandas do mercado.

A CDL Divinópolis se destaca como um importante exemplo de comprometimento e apoio ao desenvolvimento do comércio local. Sua atuação tem contribuído para fortalecer a economia da cidade e preparar os comerciantes para os desafios do futuro.

Além de desempenhar um papel fundamental na comunidade local, a CDL Divinópolis também faz parte do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o que amplia ainda mais sua representatividade e influência. Essa integração fortalece a capacidade da entidade em defender os interesses dos lojistas de Divinópolis em âmbito nacional, além de proporcionar acesso a recursos, informações e boas práticas compartilhadas entre as CDLs de todo o país. Dessa forma, a CDL Divinópolis se destaca como um agente importante no desenvolvimento comercial da cidade, contribuindo para a construção de um ambiente propício aos negócios e para o fortalecimento do comércio local.