5 ações de marketing para o Dia das Mães


Publicado em 20 de Abril de 2021. - Atualizado em 22 de Abril de 2021 às 08:32.

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A data é a segunda mais importante para o comércio e mesmo com as restrições de circulação de pessoas, com alguns ações o lojista pode lucra

O Dia das Mães está chegando (9 de maio), e mais uma vez será comemorado em plena pandemia da covid-19. Apesar das restrições à circulação de pessoas e às atividades econômicas, o varejo não pode perder esta oportunidade para fazer negócio.

A data é uma das mais importantes para o comércio, só perde para o Natal. Com o mês de maio se aproximando, a pergunta que precisa ser feita é: sua loja está preparada para atender bem os consumidores?

Neste último ano de crise sanitária, o perfil do consumidor mudou. As pessoas estão mais conectadas e adaptadas à compra online, sobretudo por redes sociais como Instagram e WhatsApp – este último virou o ponto focal do relacionamento com o cliente. Também estão comparando mais os preços e gastando menos, seja porque o orçamento ficou menor, seja porque estão comprometidos em reduzir seu impacto ambiental.

Uma coisa é certa, seja qual for o público-alvo, o seu negócio deve estar preparado tanto para mais uma edição digital do Dia das Mães 2021, quanto para ter lojas abertas, sem falar no cumprimento das novas práticas de segurança e higienização nos pontos de venda. O momento segue exigindo flexibilidade e uma grande capacidade de improvisação.

Pensando nisso, a CDL Divinópolis selecionou algumas ações de marketing para o seu negócio lucrar com o Dia das Mães 2021. Confira:

1 ► Conteúdo nas redes sociais
Abasteça as redes sociais da empresa com campanhas de Dia das Mães. Trace uma estratégia antecipada para mesclar postagens editoriais e promocionais no Instagram e no Facebook, em feed e Stories.

Esses canais oferecem oportunidades incríveis de interação com a audiência. O guia de presentes que sugerimos para o seu site pode ser adaptado para o Instagram em posts de carrossel, com sugestões de produtos de acordo com o perfil de mãe.

Vale também fazer lives, enquetes nos Stories, batalha de presentes, divulgar promoções no e-commerce e incentivar a interação com os clientes para fazer reposts. Convide seus seguidores nas redes sociais para compartilhar memórias nos Stories do Instagram, marcando o @ da loja e dentro de uma hashtag especial, para aumentar o reconhecimento da marca e o engajamento.

Quando os usuários geram conteúdos, sua marca ganha confiança e notoriedade. Sem contar que é também uma ação econômica para a empresa – de tempo e recursos –, pois o público assume o protagonismo na produção dos posts.

Os consumidores estão mais conectados e adaptados à compra online, sobretudo por redes sociais como Instagram e WhatsApp

2 ► Presentes por faixas de preço
Como o forte da data é a compra de presentes, no site, você pode fazer seleções de produtos por faixa de preço – produtos até R$ 50, até R$ 99, de R$ 100 a R$ 199 e a partir de R$ 200. Insira banners no e-commerce e trabalhe o e-mail marketing, direcionando o público para categorias especiais. Esse tipo de campanha auxilia o cliente a escolher o presente que está dentro das suas possibilidades financeiras, facilita a busca no site e incentiva a conversão.

3 ► Brindes para compras acima de um valor
Essa estratégia é válida para aumentar o tíquete médio. Funciona assim: em pedidos acima de um determinado valor, o cliente ganha um presente especial. Como se trata de uma ação específica para o Dia das Mães, o brinde deve condizer com a data, fazendo com que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar o produto.

4 ► Guia de presentes
O guia de presentes simplifica o processo de escolha dos indecisos, o que acaba incentivando a conversão. Indique presentes por faixas de preço, perfil de mãe e categorias de produtos. Esse tipo de conteúdo oferece conveniência e valor aos consumidores.

5 ► Cupom de desconto especial
Ofereça um cupom de desconto para tornar as ofertas mais acessíveis e utilize este bônus para destacar os produtos que você gostaria que os consumidores comprassem. Dentro dessa estratégia, você pode enviar um cupom de desconto para uma categoria do site, para produtos de uma marca ou para uma lista de artigos no e-commerce.

Se a ideia é estimular a compra por algum canal, como o aplicativo da loja, dê um incentivo exclusivo para pedidos feitos no app. Existem várias formas de divulgar o cupom: por e-mail marketing – com um título atrativo que estimule a abertura –, por push notification ou por e-mails de automação (válidos para casos de abandono de carrinho).

 

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