Publicado em 28 de Outubro de 2025.
Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados vão às compras, sendo que, deste montante, 69,5% pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores.
A Black Friday deste ano será marcada por um consumidor mais conectado, estratégico e confiante na tecnologia. A percepção é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a partir de pesquisa realizada com os consumidores do estado. Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados vão às compras, sendo que, deste montante, 69,5% pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores. Por outro lado, 30,5% preferem aproveitar as promoções antecipadas.
“Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Outro destaque apontado na pesquisa é o comportamento multicanal: 48,8% dos consumidores preferem comprar exclusivamente online, enquanto 40,2% vão utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. “Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra. Vale ressaltar que 11,0% dos entrevistados ainda preferem comprar exclusivamente em lojas físicas”, explica Silva.
O levantamento mostra ainda que, dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos mineiros, destacam-se os Supermercados e hipermercados, que lideram com 16,4%, Eletrônicos (14,9%), Vestuário (13,4%) e Farmácia (13,4%). “O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, observa o economista.
Já com relação ao pagamento, o cartão de crédito parcelado é o meio preferido de 53,7% dos entrevistados, o que reforça a importância do crédito como facilitador do consumo. Já 17,1% preferem cartão de crédito à vista, 13,4% o pix, 8,5% o cartão de débito e 7,3% o dinheiro. “Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma Vinícius Carlos.
A pesquisa da FCDL Minas também quis saber sobre o uso da Inteligência Artificial no momento das compras e o resultado mostrou que 80,5% dos mineiros acreditam que as ferramentas de IA podem ajudá-los a encontrar as melhores ofertas nesta Black Friday.
Na opinião do economista da entidade, essa confiança revela uma mudança de paradigma: o consumidor mineiro está mais aberto a ferramentas tecnológicas, valorizando a personalização e a eficiência na busca por descontos reais. “Isso revela uma abertura crescente para as soluções digitais. Por outro lado, 19,5% ainda enxergam que há necessidade de maior educação e transparência sobre o uso dessas tecnologias”, observa.
Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento também procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. Segundo os dados, 43,9% vão aproveitar a data para comprar os presentes de uma vez, enquanto 28,1% vão comprar na primeira semana de dezembro e 28,0% deixarão para a última hora.
A antecipação das compras natalinas durante a Black Friday reforça o papel estratégico da data para o varejo, que pode aproveitar esse comportamento e ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, finaliza Vinícius Carlos.
Você pretende comprar na Black Friday?
| Sim | 67,1% |
| Não | 32,9% |
Você está aguardando o dia exato da Black Friday para fazer as compras ou vai aproveitar as pequenas promoções que antecedem o dia?
| Vou comprar antes | 30,5% |
| Vou esperar o dia | 69,5% |
Você está comprando virtualmente ou nas lojas físicas?
| Realizo minhas compras on-line. | 48,8% |
| Prefiro as lojas físicas. | 11,0% |
| Em ambas. | 40,2% |
Em qual ramo você pretende gastar mais:
| Supermercado/Hipermercado | 16,4% |
| Eletrônicos | 14,9% |
| Vestuário | 13,4% |
| Farmácia | 13,4% |
| Eletrodomésticos | 9,0% |
| Cosméticos e Perfumaria | 9,0% |
| Calçados | 6,0% |
| Livraria | 6,0% |
| Viagens | 4,5% |
| Ótica | 3,0% |
| Telefonia Móvel (celulares e acessórios) | 3,0% |
| Acessórios | 1,5% |
Qual meio de pagamento você utilizará em suas compras?
| Cartão de Crédito parcelado | 53,7% |
| Cartão de Crédito à vista | 17,1% |
| PIX | 13,4% |
| Cartão de Débito | 8,5% |
| Dinheiro | 7,3% |
Você acredita que a Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas?
| Sim | 80,5% |
| Não | 19,5% |
Pensando no Natal, você vai…
| Comprar os presentes na primeira semana de Dezembro | 28,0% |
| Comprar os presentes na Black Friday | 43,9% |
| Comprar os presentes na última hora | 28,0% |
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.