67% dos mineiros vão às compras nesta Black Friday, revela pesquisa da FCDL-MG


Publicado em 28 de Outubro de 2025.

Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados vão às compras, sendo que, deste montante, 69,5% pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores.

A Black Friday deste ano será marcada por um consumidor mais conectado, estratégico e confiante na tecnologia. A percepção é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a partir de pesquisa realizada com os consumidores do estado. Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados vão às compras, sendo que, deste montante, 69,5% pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores. Por outro lado, 30,5% preferem aproveitar as promoções antecipadas.

“Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Outro destaque apontado na pesquisa é o comportamento multicanal: 48,8% dos consumidores preferem comprar exclusivamente online, enquanto 40,2% vão utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. “Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra. Vale ressaltar que 11,0% dos entrevistados ainda preferem comprar exclusivamente em lojas físicas”, explica Silva.

O levantamento mostra ainda que, dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos mineiros, destacam-se os Supermercados e hipermercados, que lideram com 16,4%, Eletrônicos (14,9%), Vestuário (13,4%) e Farmácia (13,4%). “O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, observa o economista.

Já com relação ao pagamento, o cartão de crédito parcelado é o meio preferido de 53,7% dos entrevistados, o que reforça a importância do crédito como facilitador do consumo. Já 17,1% preferem cartão de crédito à vista, 13,4% o pix, 8,5% o cartão de débito e 7,3% o dinheiro. “Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma Vinícius Carlos.

Inteligência Artificial

A pesquisa da FCDL Minas também quis saber sobre o uso da Inteligência Artificial no momento das compras e o resultado mostrou que 80,5% dos mineiros acreditam que as ferramentas de IA podem ajudá-los a encontrar as melhores ofertas nesta Black Friday.

Na opinião do economista da entidade, essa confiança revela uma mudança de paradigma: o consumidor mineiro está mais aberto a ferramentas tecnológicas, valorizando a personalização e a eficiência na busca por descontos reais. “Isso revela uma abertura crescente para as soluções digitais. Por outro lado, 19,5% ainda enxergam que há necessidade de maior educação e transparência sobre o uso dessas tecnologias”, observa.

Natal

Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento também procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. Segundo os dados, 43,9% vão aproveitar a data para comprar os presentes de uma vez,  enquanto 28,1% vão comprar na primeira semana de dezembro e 28,0% deixarão para a última hora. 

A antecipação das compras natalinas durante a Black Friday reforça o papel estratégico da data para o varejo, que pode aproveitar esse comportamento e ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro”, finaliza Vinícius Carlos.

 

Confira os dados completos da pesquisa: 

Você pretende comprar na Black Friday?

Sim 67,1%
Não 32,9%

 

Você está aguardando o dia exato da Black Friday para fazer as compras ou vai aproveitar as pequenas promoções que antecedem o dia?

Vou comprar antes 30,5%
Vou esperar o dia 69,5%

 

Você está comprando virtualmente ou nas lojas físicas?

Realizo minhas compras on-line. 48,8%
Prefiro as lojas físicas. 11,0%
Em ambas. 40,2%

 

Em qual ramo você pretende gastar mais:

Supermercado/Hipermercado 16,4%
Eletrônicos 14,9%
Vestuário 13,4%
Farmácia 13,4%
Eletrodomésticos 9,0%
Cosméticos e Perfumaria 9,0%
Calçados 6,0%
Livraria 6,0%
Viagens 4,5%
Ótica 3,0%
Telefonia Móvel (celulares e acessórios) 3,0%
Acessórios 1,5%

 

Qual meio de pagamento você utilizará em suas compras?

Cartão de Crédito parcelado 53,7%
Cartão de Crédito à vista 17,1%
PIX 13,4%
Cartão de Débito 8,5%
Dinheiro 7,3%

 

 

Você acredita que a Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas?

Sim 80,5%
Não 19,5%

 

 

Pensando no Natal, você vai…

Comprar os presentes na primeira semana de Dezembro 28,0%
Comprar os presentes na Black Friday 43,9%
Comprar os presentes na última hora 28,0%

 

Sistema CNDL

Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200

Funcionamento
Associado: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18h.
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo CDL Divinópolis