Publicado em 29 de Outubro de 2020.
Pesquisa do Méliuz revela as preferências dos consumidores para uma das datas mais aguardadas do varejo brasileiro
Sim, a grande maioria dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2020. É o que revela a pesquisa exclusiva do Méliuz, realizada em agosto. Mesmo diante do contexto imposto pelo coronavírus, 72% dos usuários devem aproveitar a data. E você já decidiu se vai fazer compras na Black Friday 2020?
A Black Friday, que veio de uma tradição dos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010, hoje já é considerada uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista. Realizada em novembro, a data é definida a partir do feriado de Ação de Graças no Estados Unidos, acontecendo sempre na sexta-feira após o Thanksgiving. Neste ano, a data, que será comemorada no dia 27, deve sofrer influências da mudança no comportamento de consumo dos brasileiros, ocasionada pela pandemia do Covid-19.
Pandemia do Covid-19 e a intenção de compras na Black Friday 2020
Mas, se engana quem pensa que a pandemia afetou negativamente as expectativas para a Black Friday. De acordo com a pesquisa, 72,21% dos consumidores garantem que vão aproveitar as liquidações deste ano, sendo que 62% já compraram em edições anteriores. Já 26,58% ainda não se decidiram e 1,19% não pretendem comprar na Black Friday.
Se antes, a Black Friday era o momento de comprar aquele produto que você desejava há muito tempo, hoje a data é vista como oportunidade para se economizar nas compras de qualquer item, seja um eletrodomésticos, eletrônicos, alimentos e bebidas, cosméticos e até mesmo salvar um dinheirinho nos presentes de Natal.
Dentre os entrevistados, 42% devem aproveitar a data para comprar itens de necessidade. Já 25% pretendem adquirir produtos de desejo, 17% vão trocar produtos antigos por novos ou de outro modelo e 6% devem antecipar as compras de Natal para economizar nos presentes.
Na lista dos produtos preferidos para a esta Black Friday, estão:
52,74% – Eletrodomésticos e eletroportáteis
41,05% – Eletrônicos e Informática
32,36% – Perfumes e Cosméticos
28,64% – Smartphone
28,12% – Móveis e decoração
25,33% – Acessórios e Calçados
24,30% – Roupas
13,85% – Livros
11,27% – Alimentos e bebidas
10,54% – Viagem
9,30% – Jogos e Consoles
8,79% – Relógio e Jóias
8,47% – Artigos esportivos
2,89% – Assinatura de serviços
1,96% – Outros
E as compras na Black Friday 2020, serão em lojas físicas ou compra online?
A pandemia ajudou a impulsionar o crescimento do e-commerce no Brasil. O estudo da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico mostra que houve alta de 65,7% no número de pedidos em lojas online, no período de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado da pesquisa mostra que a maioria dos consumidores – 58% – optará por fazer as compras em lojas online. Já 11% vão preferir as lojas físicas. Os que pretendem dividir as compras entre lojas físicas e online somam 30,92% dos respondentes.
Apesar dos impactos econômicos sofridos com a pandemia do Covid-19, a média de gastos com as compras não mudou muito do ano passado pra cá. Dos mais de mil respondentes da pesquisa, 32,2% pretendem gastar entre R$ 1000 e R$ 2999; 25,9% devem desembolsar entre R$ 500 e R$ 999; 14,6% estão dispostos a gastar R$ 3000 ou mais; 14,3% vão gastar entre R$ 300 a R$ 499; 11% vão fazer compras entre R$ 100 e R$ 299 e 1,6% estarão mais contidos e pretendem gastar até R$ 99.
Independente do valor que você pretende gastar, dá pra aproveitar bem as compras na Black Friday 2020: do smartphone dos sonhos ou a TV para a sala da casa nova, ou aquele computador novo para o home office, produtinhos para o Skin Care, tapetinho de Yoga e até mesmo alimentos e bebidas que tiverem com uma boa promoção.
Para aproveitar as melhores ofertas e garantir a compra de bons produtos, é muito importante se planejar.
A pesquisa mostra que 57,8% dos entrevistados utilizarão sites de busca na internet para ter mais informações sobre produtos e lojas; 51,2% devem ir direto aos sites das próprias lojas; 32,1% vão se informar por meio de ofertas recebidas por e-mail; 25,2% devem fazer pesquisa em shopping, lojas físicas, centros comerciais e/ou supermercados; 23,3% farão buscas em sites de comparador de preço; 17,6% vão ficar atentos a anúncios na internet; 12,7% pretendem seguir a indicação de amigos; 8,6% buscarão por produtos e lojas em anúncios na televisão e 0,4% devem utilizar outros recursos.
A maior parte dos respondentes pretende aproveitar as ofertas já nas primeiras horas da sexta-feira. Mas a escolha do horário das compras está bem dividido: 38,1% vão aproveitar a madrugada de quinta (26/11) para sexta-feira (27/11) para fazer as compras; 31,9% farão as compras na manhã de sexta-feira (27/11); 15% vão aproveitar a noite de sexta-feira (27/11) e 14,7% vão preferir fazer compras na tarde de sexta-feira (27/11).
Em muitas lojas, as campanhas da Black Friday não se restringem à última sexta-feira do mês de novembro. Datas como o Dia do Solteiro (conhecida como a Black Friday chinesa) e a Cyber Monday (pós-Black Friday) vêm ganhando força e se popularizando no país. De acordo com dados da empresa de pesquisas Compre&Confie, a ação promocional realizada pelas lojas online na segunda-feira após a Black Friday faturou 31,5% a mais em 2019, em comparação com 2018.
Qual será o fator decisivo na hora de você fazer suas compras na Black Friday 2020? De acordo com a pesquisa, o preço continua a ser o fator decisivo na hora para 73% dos consumidores. Reputação da loja/marca aparece em segundo lugar, seguido de frete grátis e facilidade de pagamento.
Com pandemia ou sem pandemia, uma coisa a gente sabe: a Black Friday 2020 será mais uma oportunidade para bons negócios.
Fonte: Méliuz
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