Publicado em 29 de Setembro de 2016.
Confira algumas dicas para votar consciente.
A cada eleição municipal são inúmeros os candidatos que tentam uma vaga para o legislativo ou executivo, cada um com suas particularidades, mas sempre debatendo temas do interesse coletivo.
Com uma avalanche de candidatos, muitos eleitores não analisam sua trajetória, o que ele fez pela sociedade e quais são suas reais intenções em assumir o cargo público, o que pode custar caro para a sociedade, a eleição de pessoas não comprometidas com as demandas e anseios de sua população. Por isso é bom estudar o candidato, se inteirar de suas propostas.
O voto consciente é aquele que o eleitor estuda as propostas dos candidatos. É uma questão de formação básica de cidadania, ter ideia da importância do ato de votar.
Confira algumas dicas para votar consciente:
– O eleitor deve procurar se informar sobre os principais problemas da cidade, para escolher o candidato que poderá efetivamente contribuir para a melhoria da realidade nas áreas de educação, saúde, segurança pública, economia, transporte, emprego, etc.
– O horário eleitoral gratuito é uma das formas de conhecer e acompanhar as propostas dos candidatos e conferir se as soluções pretendidas para os problemas da população são atribuições do cargo ao qual o candidato concorrem, mas, sempre acompanhe esses programas com o senso crítico aguçado, pois não é incomum que, na mídia, todos os candidatos pareçam iguais. Por isso, é preciso compreender os projetos e ideias apresentadas, para verificar se são viáveis.
– Também é importante acompanhar o noticiário e consultar o histórico dos seus candidatos, pois eles podem responder a processos judiciais ou estar envolvidos em denúncias de corrupção.
– O eleitor também deve ficar atento ao que os postulantes a cada cargo podem sugerir ou prometer. Por exemplo, medidas em relação à inflação devem fazer parte das propostas de um candidato à presidência da República, mas não de um vereador. Este pode, por exemplo, abordar a educação municipal ou o transporte público.
– O eleitor deve levar em conta que mensagens genéricas, com promessas de mudanças, não merecem credibilidade se não estiverem acompanhadas de ações concretas, bem explicadas e fundamentadas pelos candidatos.
– Outros cuidados fundamentais na hora de escolher o candidato são não se deixar levar pela aparência física, sobrenome ou popularidade; acompanhar a prestação de contas dos que já ocupam cargos públicos, através dos portais da transparência dos órgãos oficiais.
– Votar sem reflexão prévia e sem cuidado pode custar caro para o futuro do Município, pois será necessário esperar mais quatro anos por outra oportunidade de trocar de representante.
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.