Publicado em 30 de Abril de 2021.
Medida faz parte do Recomeça Minas, projeto de recuperação econômica do estado
O Recomeça Minas, plano de recuperação econômica para os setores mais afetados pela pandemia no Estado, foi aprovado em segundo turno por unanimidade pelos deputados, em votação na manhã desta sexta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Entre as emendas aprovadas, está a criação de uma renda emergencial de R$ 600 em parcela única para famílias em extrema pobreza. O projeto também zera o ICMS dos produtos da cesta básica até três meses após o fim do estado de calamidade pública, em uma tentativa de deixar mais barato os preços dos alimentos. Outras emendas preveem benefícios tributários e que facilitam a liberação de crédito.
Na opinião do presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, o Recomeça Minas trará fôlego e ritmo para a economia do estado. “Precisamos retomar nosso crescimento, criar empregos, proporcionar incentivos fiscais para as empresas. A pandemia nos deixou em uma situação desesperadora”.
O dirigente ressalta que o auxílio financeiro às famílias de extrema pobreza vai contribuir para trazer novamente essa parcela da população à economia, principalmente nas compras de bens essenciais. “Isso é muito importante para fazer a economia girar novamente. Além disso, teremos a chance de ter mais linhas de crédito com taxas competitivas e condições especiais. Enfim, é de fato um recomeço, uma tentativa de retomar nossa economia e o crescimento do estado”, afirma.
O Recomeça Minas é resultado de 16 encontros regionais promovidos pela ALMG para ouvir os setores econômicos de todas as regiões do estado sobre as principais dificuldades em função da pandemia de Covid-19. Algumas CDLs mineiras participaram das reuniões e contribuíram com sugestões para a elaboração do plano.
Agora, o projeto segue para sanção do governador Romeu Zema.
O que preveem as emendas do Recomeça Minas
O projeto propõe estímulos para a retomada econômica no Estado em duas frentes. Uma delas prevê incentivos fiscais para regularização de dívidas de empresas e pessoas físicas com o Estado. Em outra frente, há o direcionamento desses recursos arrecadados para a desoneração de setores mais afetados pela pandemia e socorro à população de baixa renda.
Por FCDL Minas Gerais
Av. Getúlio Vargas, 985 - Centro
Divinópolis - MG | (37) 3229-7200
Funcionamento
Consumidor: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.