Após reunião com a FCDL-MG, Zema anuncia parcelamento de água e luz para comerciantes

Publicado em 20 de Abril de 2021.

As investidas da federação na busca de soluções para o comércio mineiro seguem dando resultado

Após reunião da FCDL-MG e outras entidades do setor de comércios com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nesta terça-feira (20), o mandatário do executivo estadual anunciou que os comerciantes do estado que tenham dívidas com a Copasa ou com a Cemig vão poder dividir seus débitos de luz e água sem entrada e em até 12 vezes sem juros.

A decisão foi comemorada pelo líder da Federação, Frank Sinatra, que no encontro com o governador apresentou os dados alarmantes do período de fechamento do comércio.

“É mais uma conquista importante, para trazer alívio aos cofres dos empresários. Resultado de um dos inúmeros pleitos que a FCDL-MG vem solicitando junto ao poder público desde o início da pandemia para tentar salvar o setor de comércio e serviços”, ressalta o presidente da entidade Frank Sinatra.

Zema frisou que a pandemia de Covid-19 trouxe um momento difícil para todos e que se reuniu com setores e ouviu as demandas para a tomada de decisão. O governador destacou que as medidas restritivas impostas pela onda roxa foram tomadas em um momento de extrema necessidade, para restabelecer a capacidade assistencial da rede de Saúde e preservar a vida dos mineiros. Ele se mostrou otimista quanto ao avanço do estado para fases menos restritivas, mas pediu que a reabertura aconteça de forma consciente, mantendo todos os cuidados sanitários.

“Fomos obrigados a tomar essa decisão mais forte, caso contrário começaríamos a assistir cenas de horror, com pessoas morrendo na rua por falta de atendimento médico. Hoje, estamos otimistas, porque aquelas regiões que entraram na onda roxa inicialmente já tiveram uma melhoria expressiva nos números, principalmente de pessoas infectadas, e já avançaram para a onda vermelha. Então, peço que as entidades orientem ao máximo o comércio nessa reabertura, para que tome todas as medidas necessárias. Com consciência, certamente poderemos operar sem sobrecarregar o nosso sistema de Saúde”, orientou Romeu Zema.

Minas Consciente

Metade das regiões do estado já apresentaram uma melhora nos indicadores e estão atualmente na onda vermelha. Veja mais detalhes aqui. Nesta quinta-feira, 22 de abril, após reunião do Comitê Extraordinário de Covid-19, o governo deverá anunciar as atualizações do plano.
“O diálogo com o governo é muito importante para avançar em nossas atividades. Precisamos sair dessa situação tão calamitosa que estamos vivendo”, finalizou Sinatra.

Confira ofício encaminhado ao governo com os pleitos da FCDL-MG.